[weglot_switcher]

Google vai usar balões para fornecer rede telefónica em Porto Rico

O furacão Maria, que passou pela ilha há duas semanas, deixou mais de 90% da ilha norte-americana sem eletricidade e sem serviço telefónico, tendo provocado prejuízos na ordem dos 90 mil milhões de dólares (76 milhões de euros).
7 Outubro 2017, 13h17

A multinacional de tecnologia Google vai fornecer serviço telefónico de emergência através de balões em Porto Rico, depois da destruição deixada pelo furacão Maria. A catástrofe natural deixou mais de 90% da ilha norte-americana sem eletricidade e sem serviço telefónico, tendo provocado prejuízos na ordem dos 90 mil milhões de dólares (76 milhões de euros).

A iniciativa da Google foi aprovada esta sexta-feira pela Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos. Desde 2013 que a Alphabet, a holding que detém a Google, estava a trabalhar no projeto Loon para utilizar balões de alta altitude, com energia solar, para fornecer serviços de Internet em regiões remotas. A ideia agora é possibilitar também as comunicações em Porto Rico.

“É fundamental que adotemos uma abordagem coordenada e abrangente para apoiar a reconstrução das infraestruturas de comunicação”, afirmou o presidente da Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos, Ajit Pai.

Também esta sexta-feira, o CEO da Tesla, Elon Musk, prometeu que a empresa, que se dedica ao fabrico de carros elétricos, vai enviar baterias para Porto Rico para armazenar a energia gerada por painéis solares, garantindo também ajudar a restaurar a rede de energia na ilha.

O furacão Maria passou por Porto Rico há duas semanas deixando para trás um rasto de destruição na ilha que conta com 3,4 milhões de habitantes. Trinta e seis pessoas morrerem e várias ficaram feridas. Centenas de casas foram destruídas, deixando grande parte da população desalojada.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.