[weglot_switcher]

GoParity abre segunda fase para financiar produção sustentável de ostras

Depois de um primeiro financiamento de 125 mil euros, a GoParity vai lançar amanhã uma segunda ronda, com financiamento previsto de mais 150 mil euros. O projeto, orçado em cerca de 2,1 milhões de euros, permitirá à empresa portuguesa OysterWorld aumentar capacidade produtiva de ostras para cerca de 360 toneladas/ano e aumentar as exportações para Espanha, França ou Holanda.
17 Julho 2019, 18h26

A GoParity anunciou hoje, dia 17 de julho, que abriu a segunda fase de financiamento do projeto ‘OysterWorld’, para produção sustentável de ostras.

“Depois do sucesso do primeiro financiamento, 125.000 mil euros em menos de uma semana, a GoParity arranca agora com a segunda fase, no valor de 150.000 mil euros”, destaca um comunicado desta plataforma de financiamento colaborativo.

O mesmo documento acrescenta que “o sucesso da primeira fase de investimento do projeto OysterWorld, convida agora ao investimento na segunda fase que arranca esta 5ªfeira, dia 18 de julho”.

“Um investimento sustentável no valor 150.000 mil euros que será aplicado numa nova linha de produção de ostras, conta com uma TANB [Taxa Anual Nominal Bruta] de 5,20% e uma maturidade de dois anos. Uma aposta segura para os mais de 2.600 investidores Go Parity, tendo já atribuídos através do Mar2020 [programa de financiamento comunitário] 1,07 milhões de euros a fundo perdido”, destacam os responsáveis da GoParity.

A Oysterworld é uma produtora e comercializadora de bivalves, posicionando-se como uma das mais inovadoras no setor em Portugal, exportando maioritariamente para países Espanha, França, Holanda.

Este projeto contará com um investimento global de 2,1 milhões de euros, sendo um milhão de euros financiado através da GoParity num total de oito campanhas, das quais uma está já encerrada.

“Este projeto vai permitir aumentar a sua capacidade produtiva para 360 toneladas/ano, através do investimento num inovador equipamento, que permitirá uma maior sustentabilidade num setor tipicamente tradicional”, garante a GoParity, acrescentando que o projeto está a ser desenvolvido em parceria com a consultora em projetos de investimento BECORPORATE, que assegurou o diagnóstico, estudo de viabilidade e candidatura ao MAR2020.

Segundo Dário Gonçalves, CEO da BECORPORATE, “o projeto da Oysterworld traduz-se num dos mais inovadores projetos ao nível da produção de ostras em Portugal”.

“A implementação deste projeto só é possível através dos fundos estruturais do MAR2020, que apoiam o desenvolvimento de projetos competitivos, inovadores e sustentáveis nos domínios da aquicultura, e da parceria com a GoParity que permitiu alargar o investimento a toda a nossa comunidade de clientes e investidores assegurando o financiamento deste projeto”, assegura Dário Gonçalves.

“Fez-se impacto na indústria do mar e na carteira dos investidores”, concluem os responsáveis da GoParity.

A GoParity é uma plataforma de financiamento colaborativo (‘crowdlending’) que se propõe a fazer a ponte entre empresas ou instituições promotoras de projetos de impacto social ou ambiental e investidores que procurem uma boa rendibilidade para o seu dinheiro e simultaneamente contribuir para financiar projetos que façam a diferença perante a comunidade que nos envolve e o planeta que nos recebe.

“Em dois anos, financiou 24 projetos, num valor acumulado superior a 1,25 milhões de euros”, conclui o referido comunicado da GoParity.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.