Gorbatchov: o bom, o mau ou o vilão? Veja a “A Arte da Guerra” com Francisco Seixas da Costa

Herói no exterior, vilão no interior, o último presidente da União Soviética é para todos os efeitos uma das personalidades fundamentais da história do século XX. Os desafios da nova primeira-ministra do Reino Unido e a viagem de Erdogan aos Balcãs serão outros temas em análise por parte do embaixador Francisco Seixas da Costa.

“Conservadores perceberam que se mantivessem a liderança de Boris Johnson acabariam por ser derrotados”. Liz Truss não era a favorita dos deputados conservadores mas foi a favorita entre os eleitores do Partido Conservador. Agora, terá de levar o partido até nova vitória em 2024. O que não vai ser fácil.

Nada fácil é também a consensualização do legado de Mikhail Gorbatchov dentro e fora da Rússia: herói no exterior, vilão no interior, o último presidente da União Soviética é para todos os efeitos uma das personalidades fundamentais da história do século XX.

Muito mais fácil é a viagem do presidente turco, Recep Erdogan por terras que há 100 anos faziam parte do Império Otomano, de que a Turquia é herdeira. A mensagem é clara: por ali, a sua vontade ainda conta. O destinatário é a União Europeia.

Tudo para ver esta semana em “A Arte da Guerra”, da plataforma multimédia JE TV, um programa conduzido pelo jornalista António Freitas de Sousa e com os comentários do embaixador Francisco Seixas da Costa.

Recomendadas

Decisão da Fed vai provocar recessão? Libra afunda e complica contas no Reino Unido e reação às eleições italianas. Veja o “Mercados em Ação”

As consequências da decisão da Fed para a economia, o afundar da libre e a reação dos mercados às eleições italianas. André Cabrita-Mendes, subdiretor do JE, e Marco Silva, consultor de estratégia e investimento, analisam estes e outros temas juntamente com Pedro Lino, administrador da Optimize Investment Partners.

“Hat-Trick” no “Jogo Económico”. Do abandono de Rafa ao português entre os futebolistas mais bem pagos do mundo

Veja a análise aos números da semana na rubrica do programa da plataforma multimédia JE TV.

António Saraiva: “O ministro da Economia talvez tenha sido um pouco extemporâneo”. Veja o “Discurso Direto”

Discurso Direto é um podcast do Novo Semanário e do Jornal Económico onde todas as semanas são entrevistados os protagonistas da política, da economia, da cultura e do desporto.
Comentários