Governo anuncia abertura de apoios do PRR para sector das pescas

Entre os objetivos dos apoios, sujeitos a dotação de 12,6 milhões de euros, está a alteração de comportamentos no sentido da obtenção de resultados de uma forma mais eficiente e ambientalmente mais sustentável, explica a DGRM.

A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) informou, esta quinta-feira, que se encontra aberto, a partir de hoje até ao dia 15 de fevereiro de 2022, o período de apresentação de candidaturas para a transição verde e digital e a segurança nas Pescas.

Em comunicado a DGRM aponta os apoios estão sujeitos a uma dotação de 12,6 milhões de euros.

Existe o “objetivo de selecionar 40 candidaturas com vista à celebração de contratos de financiamento que irão promover a execução de projetos que apoiam a inovação, a transição energética e a redução do impacto ambiental para entidades do sector da pesca, incluindo a aquicultura”.

Os apoios têm também como propósito “a alteração de comportamentos no sentido da obtenção de resultados de uma forma mais eficiente e ambientalmente mais sustentável, contribuindo para assegurar a redução das emissões de gases com efeito de estufa por parte das atividades da economia do mar até 2030”.

São suscetíveis de apoio os projetos com “digitalização de processos, de atos declarativos e de documentação estatutária a bordo das embarcações; eficiência energética, redução de emissões e propulsão elétrica e/ou híbrida”

Projetos com “novos formatos e materiais de baixa fricção ao deslocamento que permitam reduzir o consumo energético” e “economia circular no sector das pescas e aquicultura” são igualmente ilegíveis para estes apoios.

 

Recomendadas

Goldman Sachs prevê que inflação medida pelo IHPC atinja 5% em outubro na zona euro

O banco norte-americano prevê ainda que o ano de 2023 verá a inflação ‘core’ em 2,9% (em comparação a 2,7%), e para 2024 deve atingir 2,2% (2,1% anteriormente), consequência de um arrefecimento mais lento das pressões da inflação ‘core’ até 2023.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta segunda-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta segunda-feira.

Turismo do Centro teme retração de mercados internacionais em 2023

“O que temos mais certo é o imprevisível”, afirmou Pedro Machado, que falava aos jornalistas em Coimbra, no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Turismo, que se celebra na terça-feira.
Comentários