Governo compra 5 KC-390 para a Força Aérea por 827 milhões

Os aviões começam a chegar a partir de fevereiro de 2023, a um ritmo de um por ano até 2027. Fabricado pela Embraer, este avião permite um duplo uso – militar e civil -, incluindo o combate a incêndios.

O Governo anunciou hoje a compra de cinco KC-390 para a Força Aérea Portuguesa. Produzidos pela brasileira Embraer, estes aviões servem para transportar pessoal e mercadorias, mas também para operações de busca e salvamento, reabastecimento em voo ou combate a incêndios florestais. Em suma, os novos aviões respondem às “necessidades permanentes do país”, argumenta o Governo.

A compra destas aeronaves representa um investimento de 827 milhões de euros, explicou o ministro da Defesa em conferência de imprensa após o conselho de ministros esta quinta-feira, 11 de julho.

Segundo João Gomes Cravinho, os aviões começam a chegar a partir de fevereiro de 2023, a um ritmo de um por ano até 2027. O valor de aquisição já inclui o simulador de voo, necessário para os pilotos se habituarem a pilotar esta aeronave, e também os contratos de manutenção durante 12 anos.

“Trata-se do culminar de um longo processo de diálogo, de negociação com a Embraer para a aquisição, definição do preço e especificações técnicas”, afirmou.

Os cinco aviões vão substituir a frota de Hercules C-130, que contam com 40 anos de idade e já estão no seu limite de idade.

O ministro da Defesa destacou que a compra destas aeronaves vão envolver empresas nacionais. “Muitas empresas portuguesas estiveram envolvidas no desenvolvimento do KC-390”, afirmou, destacando que esta aquisição vai representar um “importante estímulo” para a economia.

Após um trabalho de comparação com outras aeronaves semelhantes disponíveis no mercado, o Governo chegou à conclusão que o KC-390 “permite corresponder a todas as missões da Força Aérea”, permitindo “o duplo uso – militar e civil”, incluindo o combate a incêndios, destacou João Gomes Cravinho.

O ministro da Defesa elogiou as “características inovadoras” do avião da Embraer com um “alcance intercontinental”. Apesar de ter apenas dois motores, este modelo atinge performances semelhantes à de aviões semelhantes com quatro motores.

 

Recomendadas

Empresas reafirmam investimento contra riscos cibernéticos

A cibersegurança é uma prioridade para as empresas. O reforço do investimento na proteção de contra ataques mantém-se apesar da conjuntura atual marcada pela subida dos custos. 

Equinix cria fundo solidário de 50 milhões para promover a inclusão digital

A empresa de tecnologia norte-americana criou uma nova estrutura de apoio educativo. O conselho de administração da fundação irá, todos os anos, determinar o montante de doações da fundação, de modo a cobrir a concessão de contribuições ou a correspondência com as ofertas dos colaboradores.

Tecnológica portuguesa Innowave compra Cycloid

Desde 2018 que o grupo tem uma forte estratégia de M&A. “Esta aquisição é mais um passo na nossa estratégia de crescimento, materializada também na criação de centros de competência em Portugal, como é o caso de Lisboa, Porto, Coimbra, Faro e Beja”, afirmou o CEO da Innowave, Tiago Gonçalves.
Comentários