O ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, anunciou esta quarta-feira que o Governo vai avançar com a criação de dois projetos para incentivar o uso do transporte coletivo.
As medidas apresentadas pelo ministro esta quarta-feira passam pela criação de um projeto “1Bilhete.pt”, que visa a criação de uma plataforma de bilhética intermodal a nível nacional, e pela apresentação de um Cartão de Mobilidade, semelhante aos cartões de refeição, “que será pré-carregado e utilizado em soluções de mobilidade sustentável, bem ou serviços, como passes e títulos de transporte público, incluindo viagens ocasionais, longo curso e sistemas de car ou bike sharing e talvez de velocípedes e carregamento de veículos elétricos”, segundo afirma o ministro.
Duarte Cordeiro divulgou que desde 2015 o investimento em mobilidade já foi superior a 4,8 mil milhões de euros, com 3,3 mil milhões a serem aplicados em material circulante e 1,5 mil milhões em apoio tarifário. O ministro refere ainda que, em princípio, serão aplicados mais de 600 milhões de euros de fundos europeus para infraestruturas de transportes, no âmbito do programa para a ação climática e sustentabilidade.
Para o ministro, o uso do cartão de mobilidade será uma forma “de as empresas comparticiparem as despesas com mobilidade dos trabalhadores e desincentivarem o uso de transporte individual”.
Duarte Cordeiro informou que o projeto “1Bilhete.pt” vai ser lançado esta sexta-feira. Mas o secretário de Estado da Mobilidade Urbana, Jorge Delgado, explicou que este projeto pretende tornar o “transporte público mais atrativo” e que “já há muito trabalho feito na área da bilhética nas áreas metropolitanas (AM) de Lisboa e Porto, e há muitas comunidades intermunicipais (CIM) a querer trabalhar nessa matéria, mas não há um fio condutor entre agentes”, portanto, na sexta-feira, será assinado um protocolo com princípios de colaboração das duas áreas metropolitanas.