Governo anuncia que Portugal já recebeu 631 refugiados do programa ACNUR

Dos 631 refugiados, 253 chegaram do Egito e 378 da Turquia. Esta segunda-feira chegaram mais três refugiados.

O Governo anunciou esta segunda-feira que Portugal já recebeu 631 refugiados no âmbito do Programa Voluntário de Reinstalação do ACNUR. Ao abrigo deste programa, chegaram esta segunda-feira a Portugal três cidadãos que beneficiam do estatuto de refugiado provenientes da Turquia: são três cidadãos iraquianos, todos da mesma família, e que serão acolhidos em Loures.

Dos 631 refugiados, 253 chegaram do Egito e 378 da Turquia.

“O acolhimento e a integração das pessoas refugiadas têm sido uma prioridade do Governo, num esforço contínuo que envolve Estado central e autarquias locais, bem como entidades públicas e privadas, e que tem sido reconhecido pelas Nações Unidas, pela Organização Internacional das Migrações, pela União Europeia e pelo Conselho da Europa”, referiu o executivo em comunicado.

Esclarece o Governo que “esta prioridade tem-se traduzido na participação ativa de Portugal no esforço europeu de acolhimento aos refugiados, através do apoio às propostas da Comissão Europeia no sentido da construção de uma política europeia de asilo comum assente nos princípios da responsabilidade e solidariedade, no respeito pela dignidade da pessoa humana e no combate ao tráfico de seres humanos”.

Recomendadas

Marcelo Rebelo de Sousa discursa esta quarta-feira nos 112 anos da República

No plano interno, o chefe de Estado tem alertado para as dificuldades que os portugueses poderão enfrentar no próximo ano e apelado à divulgação pelo Governo do cenário macroeconómico que irá acompanhar a proposta de Orçamento do Estado para 2023, a apresentar dentro de cinco dias.

Marcelo assume contacto a José Ornelas para lhe dizer que envio de denúncia “não foi pessoal”

O Presidente da República assumiu hoje que teve a iniciativa de contactar o bispo José Ornelas para lhe dizer que “não foi pessoal” a denúncia contra ele que encaminhou para o Ministério Público.

Leiria lança concurso público para criar sistema de bicicletas partilhadas

A Câmara de Leiria aprovou hoje o lançamento do concurso público internacional para a criação do sistema público de bicicletas partilhadas da cidade, num investimento de 740 mil euros acrescidos de IVA.
Comentários