[weglot_switcher]

Governo britânico reconhece em memorando secreto que a economia vai piorar com o “Brexit”

Quando o Reino Unido sair formalmente da União Europeia, o crescimento da respetiva economia deverá cair entre 2% a 8%, prevê o documento em causa.
30 Janeiro 2018, 16h13

De acordo com o jornal espanhol “Expansión”, um memorando secreto do Governo britânico, revelado hoje, augura uma pior prestação da economia britânica depois de concretizada a saída da União Europeia. “Aconteça o que acontecer com o ‘Brexit’ e em qualquer um dos cenários possíveis, a economia vai piorar, conclusão que está a gerar polémica em Londres e que inclusivamente está a ser debatida no Parlamento britânico”, escreve o matutino espanhol.

O documento indica que um “não acordo” com os ex-parceiros europeus, opção defendida por uma parte importante do Governo de Theresa May e que levaria o Reino Unido a reger-se pelas regras da Organização Mundial do Comércio, resultará na diminuição até 8% do crescimento económico nos próximos 15 anos. Mas se for alcançado um acordo de livre comércio, essa diminuição será limitada a 5%.

Quanto à opção por um “Brexit” suave, que levaria os britânicos a firmar um acordo similar ao da Noruega, resultará numa diminuição de apenas 2%. No entanto, sublinha o “Expansión”, este último cenário foi descartado pela primeira-ministra Theresa May, na medida em que permitiria a livre circulação de pessoas, tema essencial da política interna britânica e um dos motores da campanha pelo “sim” no “Brexit”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.