[weglot_switcher]

Governo britânico rejeita petição que pedia cancelamento da visita de Trump

O governo britânico rejeitou formalmente a petição online, que queria proibir a visita de estado do presidente norte-americano ao Reino Unido.
  • REUTERS/Kevin Lamarque
14 Fevereiro 2017, 17h21

A petição online contava já com quase duas milhões de assinaturas, que pedia para que fosse cancelada a visita do presidente norte-americano ao Reino Unido, ultrapassando as 100 mil assinaturas necessárias para que uma petição seja debatida no parlamento.

“O governo britânico credita que o presidente dos Estados Unidos merece a cortesia de uma visita de estado. Estamos ansiosos para dar as boas-vindas ao Presidente Trump, uma vez que as datas e os pormenores estejam finalizados, disse o gabinete de diplomacia do governo de Theresa May.

O governo respondeu no site da petição e diz que “reconhece as fortes opiniões expressas pelos muitos signatários desta petição” mas que não a apoia. “Durante a sua visita aos Estados Unidos a 27 de janeiro de 2017, a primeira-ministra, em nome de sua majestade a Rainha, convidou o Presidente Trump para uma visita de Estado ao Reino Unido este ano. O convite foi aceite e reflete a importância da relação entre os Estados Unidos da América e o Reino Unido.”

A petição formal apela para a proibição da entrada de Donald Trump na Grã-Bretanha, com o argumento de que a sua presença pode “envergonhar a rainha Isabel II”.

John Bercow, presidente da Câmara dos Comuns, ou mais conhecido como Speaker, já tinha admitido vetar qualquer possibilidade de Trump falar no Parlamento britânico. “Conceder um discurso a um líder estrangeiro na Câmara dos Comuns não é automático. É uma honra que um líder estrangeiro tem de vencer”.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.