[weglot_switcher]

Governo congela preços dos passes dos transportes e bilhetes da CP ao longo de 2023

O Governo aprovou esta segunda-feira um pacote de respostas à inflação, do qual consta o congelamento dos preços dos bilhetes da CP e dos passes dos transportes públicos.
5 Setembro 2022, 20h43

Os preços dos passes dos transportes públicos e dos bilhetes da CP vão ficar congelados ao longo do próximo ano, medida que consta do pacote de respostas à escalada da inflação, que foi aprovado esta segunda-feira em Conselho de Ministros.

“O Governo decidiu congelar todos os aumentos de preços dos passes dos transportes públicos e dos bilhetes da CP durante o ano de 2023, assegurando a devida compensação a esta empresa e às autoridades de transportes”, anunciou o primeiro-ministro, António Costa.

No total, o pacote “Famílias primeiro” terá um impacto de 2,4 mil milhões de euros, aos quais se somam os cerca de 1,7 mil milhões de euros já mobilizados até setembro em apoios face à escalada dos preços. Apesar desta despesa, o chefe do Executivo garantiu que os objetivos orçamentais serão cumpridos “tranquilamente”.

Além do congelamento dos preços dos transportes coletivo, o pacote agora aprovado pelo Governo inclui nomeadamente um suplemento extraordinário das pensões e um cheque de mais de 100 euros para os trabalhadores (com uma majoração para os que tenham filhos). O Governo vai, além disso, propor à Assembleia da República uma redução do IVA da eletricidade para 6%.

(Notícia atualizada às 20h57)

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.