[weglot_switcher]

Governo considera que fim do estado de emergência prova que as medidas tomadas “estavam certas”

Para o ministro da Administração Interna, a melhoria da situação pandémica é uma prova clara de que foram acertadas as medidas tomadas pelo Governo em conjunto com o Presidente da República e a Assembleia, elogiando ainda o papel dos portugueses neste grande esforço”.
  • Manuel de Almeida/LUSA
28 Abril 2021, 16h23

O Governo destaca o papel dos cidadãos, autarquias, forças de segurança e estruturas de apoio social na saída do estado de emergência que vigorava já há largos meses, argumentando que este resultado prova que o Governo, Presidente da República e Assembleia da República tinham razão ao declarar o conjunto de medidas de contenção.

Numa intervenção na sessão plenária da AR esta quarta-feira, o ministro da Administração Interna destacou a melhoria da situação pandémica a vários níveis, sobretudo no que respeita aos óbitos e novas infeções, mas também na redução de 38% no número de internados em unidades de cuidados intensivos.

“Estávamos certos, o Presidente da República, Assembleia e Governo, ao declarar este conjunto de medidas ao abrigo do estado de emergência”, defendeu Eduardo Cabrita, para quem a melhor prova desta razão é a ausência de “um debate sobre um eventual próximo período” deste estado de exceção.

Sobre o estado de emergência, André Pinotes Batista, deputado socialista, lembrou ainda que este foi um “período em que muitos alertaram que íamos falhar […], mas Portugal não falhou, os portugueses não falharam”.

Além disso, o ministro destacou o regresso das atividades letivas presenciais, uma medida para a qual teve um contributo importante o reforço da vacinação, que passou a abranger os professores no período em análise.

Finalmente, Eduardo Cabrita elogiou “forças de segurança, autarquias e órgão locais, as estruturas de apoio social e, sobretudo, os cidadãos”, sublinhando que foi a sua conjugação “neste grande esforço” que permitiu a atual situação.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.