PremiumGoverno conta “atualizar” escalões de IRS à inflação em 2023

Depois de ter rejeitado para este ano, o Governo equaciona atualizar à inflação os escalões de IRS, em torno dos 3,5%, para evitar perdas de poder de compra. Medida está a ser estudada para o OE2023.

O Governo está a preparar uma atualização dos escalões de IRS à inflação para evitar novamente uma perda de compra dos contribuintes, que este ano estão já a sentir os efeitos da escalada dos preços nos seus rendimentos, com a inflação a ultrapassar os 9%. Fontes próximas ao Executivo de António Costa avançaram ao Jornal Económico que “a medida está a ser equacionada no âmbito da preparação do OE2023”, admitindo estar em estudo uma atualização à taxa de inflação esperada para 2023, em torno dos 3,5%.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Recomendadas

PremiumRecuperação do emprego jovem “está atrasada”

O emprego jovem foi dos mais afetados pela pandemia e está agora a recuperar mais devagar do que a globalidade do mercado, avisa OIT. Economia verde traz oportunidades para estes trabalhadores.

PremiumCrise ameaça comércio, mas turistas podem ajudar

O comércio regressou aos níveis pré-pandemia, mas há agora novas pressões: a escalada dos preços e a energia. O futuro é incerto e os sinais atuais não geram otimismo, avisam economistas. Turistas podem, ainda assim, mitigar riscos, desde que “as coisas corram bem”.

Espanha quer avançar com gasoduto que fica a mais de 750 quilómetros de Portugal

Governo espanhol está empenhado num gasoduto que vai servir para enviar gás argelino para o norte da Europa, deixando Portugal e o porto de Sines para trás. Madrid em silêncio sobre terceira interligação entre Portugal e Espanha.
Comentários