Governo da Colômbia e FARC assinam amanhã novo acordo de paz

O Governo colombiano e as guerrilhas FARC vão assinar um segundo acordo de pazm adiantou a AFP.

“O Governo e as FARC concordaram assinar o acordo final para pôr fim ao conflito e construir uma paz estável e duradoura”, declararam negociadores de ambas as partes num comunicado hoje divulgado e citado pela AFP.

O novo acordo havia sido anunciado a 12 de novembro.

A assinatura terá lugar às 11:00 (16:00 em Lisboa), no Teatro Colombo em Bogotá, disseram as partes. O novo acordo será submetido ao parlamento para aprovação, estando o Governo colombiano e as FARC a ultimar procedimentos tendo em vista esse fim, explica-se no comunicado.

O Presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, afirmou a 12 de novembro que o novo acordo de paz assinado no sábado com as FARC “é de todos os colombianos”, incluindo dos opositores do primeiro texto, rejeitado no referendo de 02 de outubro.

Recomendadas

Consórcio confirma existência de petróleo em São Tomé e Príncipe

O consórcio é composto pela Galp STP (operador) com 45% de interesses participativos, Shell STP com 45%, e a ANP–STP, em representação do Estado são-tomense, com 10% de interesses participativos.

Bósnia-Herzegovina: eleições ensombradas por milhares de votos inválidos

Quatro dias após as eleições, ainda não há resultados validados e o risco do não reconhecimento do ato eleitoral ou da sua repetição é grande. Entretanto, na República Srpska, Mirolad Dodic jura fidelidade a Moscovo.

Lado turco de Chipre exige reconhecimento às forças de paz da ONU

A República Turca do Chipre do Norte, país que só a Turquia reconhece, quer que a força de paz da ONU, que está no terreno desde 1964, reconheça a existência do país. Ou então que se retire.
Comentários