[weglot_switcher]

Espanha apresenta plano energético para descarbonizar a economia e reduzir preço da eletricidade

O Roteiro Energético até 2030, aprovado ontem em Conselho de Ministros, visa descarbonizar a economia espanhola, ao mesmo tempo que estima reduzir a fatura da eletricidade (antes de impostos) até 12%. Documento estabelece objetivo de reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO2) entre 35% e 42%.
23 Fevereiro 2019, 16h10

O atual Governo de Espanha, liderado pelo primeiro-ministro Pedro Sánchez, do PSOE, aprovou ontem em Conselho de Ministros o Roteiro Energético até 2030, traduzido em três documentos: o Anteprojeto de Lei das Alterações Climáticas, o Plano Nacional Integrado de e Energia e Clima e a Estratégia de Transição Justa com o Objetivo de Descarbonizar a Economia.

As iniciativas em causa visam descarbonizar a economia espanhola, ao mesmo tempo que estimam reduzir o preço da fatura da eletricidade (antes de impostos) até 12%. Estabelecem também o objetivo de reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO2) entre 35% e 42%.

Quanto à redução da fatura de eletricidade, a estimativa do Governo é que, a partir de 2019, o preço baixe através da entrada maciça de energias renováveis, “tecnologias mais baratas e competitivas”, salienta o jornal “El Economista.

Por outro lado, o Governo da Espanha informou que o Ministério das Finanças está a preparar uma reforma da fiscalidade ambiental, cujos efeitos ainda não estão previstos nos planos ontem aprovados.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.