[weglot_switcher]

Governo da Madeira exige à União Europeia testagem ao covid-19 na origem e pede reforço das verbas do POSEI

Durante o Fórum RUP, o líder do executivo madeirense pediu também que se defina de “forma clara” medidas que promovam e dinamizem o turismo, lembrando que a dependência da Região Autónoma da Madeira do turismo “supera a generalidade das regiões turísticas europeias”.
14 Outubro 2020, 08h29

O presidente do Governo da Madeira, Miguel Albuquerque, exigiu à União Europeia a testagem ao coronavírus covid-19 nos locais de origem, reforçando que esta medida já deveria “estar a ser feita por toda a gente há muito tempo”. O líder do executivo madeirense alertou que se existe altura em que se deveria reforçar as verbas atribuídas pelo POSEI, “essa altura era agora”.

Durante o Fórum das Regiões Ultraperiféricas, Albuquerque alertou para o atual momento que atravessa o turismo. O governante sublinhou a urgência de se definir de forma clara medidas que promovam e dinamizem o setor, lembrando que a dependência da Região Autónoma da Madeira do turismo “supera a generalidade das regiões turísticas europeias”.

Albuquerque disse que depois da completa inativa do turismo, por via das medidas de confinamento que foram decretadas, a situação continua crítica e tem tido “forte impacto sobre o emprego”.

O governante disse que é incompreensível, que num contexto de crise extrema, se planeie um corte de 3,9% no POSEI. Albuquerque disse que nesta fase se justifica o seu reforço. O líder do executivo madeirense defendeu que a agricultura é um “setor essencial” para as regiões ultraperiféricas (RUP) em termos económicos e social.

Na sua intervenção Albuquerque alertou parra a dependência das RUP do exterior e para o impacto da redução do tráfego dos transportes, e pediu especial atenção para as RUP em termos de medidas para a transição ecológica e digital, p

O Fórum RUP reuniu nove Regiões Ultraperiféricas da UE – Guadalupe, Guiana Francesa, Martinica, Maiote, Reunião, Saint-Martin, Açores, Madeira e Canárias – e os seus três Estados-Membros com a Comissão Europeia e demais instituições da UE.

A ocasião foi aproveitada por Albuquerque para felicitar Elisa Ferreira, comissária europeia, “pela perseverança à realização do Fórum RUP” e agradeceu o seu “firme e competente empenho desta na defesa das ultraperiferias”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.