Governo da Madeira investe 3,3 milhões de euros na construção da estação elevatória do Lombo do Urzal com fundos do PRR (com áudio)

O projeto do Lombo do Urzal é o primeiro dos nove projetos do PRR, a ir para o terreno, no âmbito da gestão hídrica da Região Autónoma da Madeira.

O Governo Regional vai investir 3,3 milhões de euros na construção da estação elevatória do Lombo Urzal, com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). A obra iniciou-se em julho e tem conclusão prevista para julho de 2023.

“O projeto do Lombo do Urzal é o primeiro dos nove projetos do PRR, a ir para o terreno, no âmbito da gestão hídrica da Região Autónoma da Madeira. O Governo Regional definiu quatro grandes objetivos, para preparar a região para as menores disponibilidades hídricas futuras, decorrentes das alterações climáticas”, refere o executivo madeirense.

Esses quatro objetivos implicam investimento de 70 milhões de euros, e incluem: Captar águas desaproveitadas que ainda correm para o mar; Interligar os dois principais sistemas hídricos da Madeira (Canal dos Tornos e do Norte); Diminuir as perdas de água nos canais e nas redes; Aumentar a capacidade de armazenamento de água em altitude.

“Estes investimentos são essenciais para garantir que as necessidades hídricas da população em geral e das atividades económicas e agrícolas sejam satisfeitas. E representarão um acréscimo de cerca de 50 l/s ao Canal dos Tornos, beneficiando cerca de 7.500 agricultores. Fazem parte desta obra a construção de um reservatório e de uma estação elevatória e a instalação de condutas”, acrescenta o executivo madeirense.

Recomendadas

Azores Airlines atinge novo máximo com mais de um milhão de passageiros transportados em 2022

O grupo SATA, que junta Air Açores e Azores Airlines, já superou os valores registados no período de pré-pandemia.

Governo da Madeira congratula-se com suspensão de greve da marinha mercante

O secretário regional da Economia disse que o sindicato dos Capitães, Oficiais Pilotos, Comissários, e Engenheiros da Marinha Mercante mostrou-se sensível à dependência do abastecimento, por via marítima, das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores.

Assembleia da Madeira atribui Prémio +Valor Madeira a trabalhos académicos e científicos

O montante do Prémio é de cinco mil euros, podendo, ainda, haver lugar à atribuição de certificados a título de menções honrosas.
Comentários