[weglot_switcher]

Governo da Madeira irá investir 69 milhões de euros na transição energética

Sobre o tema “Transição Energética na Região Autónoma da Madeira”, no debate da reunião plenária da Assembleia Legislativa da Madeira de quarta-feira, dia 23 de março, o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, apresentou uma série de investimentos do Governo Regional no sentido de atingir o objetivo de 50% de energia elétrica com base em fontes renováveis, e assim garantir maior autonomia energética para a região.
  • Foto Arquivo
23 Março 2022, 12h18

O Governo da Madeira pretende que 50% da energia elétrica na Madeira seja produzida a partir de renováveis “nos próximos anos”, através de vários investimentos em energias renováveis previstos, na ordem dos 69 milhões de euros.

Sobre o tema “Transição Energética na Região Autónoma da Madeira”, no debate da reunião plenária da Assembleia Legislativa da Madeira de quarta-feira, dia 23 de março, o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, apresentou uma série de investimentos do Governo Regional no sentido de atingir este objetivo e garantir maior autonomia energética para a região.

“Neste momento, a Madeira, a par de Guadalupe, tem mais de 40% da energia elétrica produzida a partir de energias renováveis”, sendo um “trabalho de base pioneiro”, considerou Miguel Albuquerque.

Em relação ao futuro, o chefe do executivo regional afirmou que estão previstos investimentos na ordem dos 69 milhões de euros para a transição energética, através da Empresa de Eletricidade da Madeira (EEM).

O governante destacou a obra na central de baterias da Madeira, um investimento de 10.6 milhões de euros, cuja conclusão está prevista para junho deste ano, a modernização da central hidroelétrica da Serra de Água, que custou 15 milhões de euros, bem como a renovação da estação hidroelétrica da calheta até 2024.

Miguel Albuquerque mencionou ainda o objetivo de substituir os contadores tradicionais por uma rede de contadores inteligentes, sendo que 150 mil serão substituídos, um investimento que se traduzirá em 21.5 milhões de euros.

 

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.