Governo da Madeira paga à Mota-Engil dívida de 57,3 milhões

O Governo Regional da Madeira vai pagar uma dívida de 57,3 milhões de euros à construtora Mota-Engil num prazo de cinco anos, revelou hoje o Jornal Oficial da Região (JORAM). De acordo com a resolução, a empresa Mota Engil – Engenharia e Construção, S.A detém créditos sobre a região, “decorrentes de serviços prestados e faturados”, […]

O Governo Regional da Madeira vai pagar uma dívida de 57,3 milhões de euros à construtora Mota-Engil num prazo de cinco anos, revelou hoje o Jornal Oficial da Região (JORAM).

De acordo com a resolução, a empresa Mota Engil – Engenharia e Construção, S.A detém créditos sobre a região, “decorrentes de serviços prestados e faturados”, no valor total de 57,3 milhões de euros.

O executivo madeirense tem vindo, desde setembro de 2014, a firmar acordos de regularização de dívida (ARD) com várias empresas de construção civil no sentido de regularizar o total das dívidas.

São dívidas anteriores a 2011, já que os valores após esse ano estão a ser pagos pontualmente e englobam um conjunto diversificado de obras públicas.

Neste caso em particular o ARD começa por pagar este ano 17 milhões de euros termina em 2019 com a última parcela de 13,5 milhões de euros.

A partir de 2015 e até 2019 – já que estes ARD são plurianuais – a região irá desembolsar mais 122,04 milhões de euros para pagar os juros de mora, uma forma encontrada para evitar a subida do valor dos mesmos juros.

Estes acordos permitem cristalizar o perdão de 20% de todos os juros de mora, pagando a região os restantes 80%, estancando desta forma a subida dos juros.

Estes são pagamentos de dívidas a fornecedores da Região Autónoma da Madeira, que estão a ser feitos em linha com a estratégia de pagamentos apresentada pela região e aprovada pelo Ministério das Finanças.

OJE/Lusa

Recomendadas

Revista de imprensa nacional: as notícias que estão a marcar esta sexta-feira

Saiba quais os destaques das capas dos principais jornais nacionais.

PremiumEconomistas e empresários aplaudem redesenho das regras orçamentais em 2024

Economistas salientam mais transparência com redução da dívida à medida de cada Estado. Associações empresariais frisam oportunidade para ajustamentos mais longos para Estados que promovam crescimento e investimento público.

Jogos online. Portugueses apostaram 31 milhões de euros por dia em 2022

Os apostadores nacionais investiram 1.482,1 milhões de euros em apostas desportivas, enquanto os jogos de fortuna ou azar representaram um volume de 9.938,8 milhões de euros.