[weglot_switcher]

Governo da Madeira rejeita redução da taxa de IVA

O presidente do Governo da Madeira considerou que “é muito mais razoável a redução dos impostos sobre o rendimento. Já fizemos a última redução quer do IRC, quer do IRS e ainda da derrama, que significou uma redução de 49 milhões de euros, do que estarmos a fazer uma redução do IVA. O presidente do executivo madeirense, de coligação PSD/CDS-PP, salientou ainda que uma “redução de forma progressiva [dos impostos] em função do rendimento das pessoas é muito mais importante do que um imposto sobre o consumo”.
7 Julho 2021, 10h09

O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, rejeitou a descida no IVA na região, referindo que é muito mais razoável descer os impostos sobre o rendimento.

“É muito mais razoável, do nosso ponto de vista, a redução dos impostos sobre o rendimento, como aconteceu na Madeira. Já fizemos a última redução quer do IRC, quer do IRS e ainda da derrama, que significou uma redução de 49 milhões de euros, do que estarmos a fazer uma redução do IVA […], que foi essa a redução dos Açores”, disse o governante, em declarações aos jornalistas à margem da inauguração da obra ‘Coroa do Ilhéu’, em Câmara de Lobos.

Em 23 de junho, o Governo Regional dos Açores anunciou que a taxa normal de IVA nos Açores ia passar de 18% para 16% a partir de 01 de julho.

O presidente do executivo madeirense, de coligação PSD/CDS-PP, salientou ainda que uma “redução de forma progressiva [dos impostos] em função do rendimento das pessoas é muito mais importante do que um imposto sobre o consumo”.

O governante foi ainda questionado sobre o anúncio do executivo madeirense de que as crianças a partir dos 12 anos iriam começar a ser já vacinadas, ao contrário do que acontece no continente, Miguel Albuquerque afirmou que a Madeira tem uma orientação própria, que “tem dado resultado”.

“O que vamos fazer agora é vacinar os jovens porque esta variante Delta tem uma incidência muito forte nos jovens. Portanto, primeiro vamos fazer a vacinação agora nas férias dos estudantes universitários […] que vêm para a Madeira”, disse, acrescentando que será igualmente iniciada “de forma acelerada” a vacinação de jovens com mais de 12 anos.

Questionado sobre a continuação das medidas restritivas nas visitas a lares, Miguel Albuquerque ressalvou que “o primeiro valor a salvaguardar é a vida das pessoas”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.