[weglot_switcher]

Governo de Boris Johnson queria bandeira britânica nas embalagens da vacina da Universidade de Oxford

O aumento das correntes nacionalistas e independentistas nos vários territórios do Reino Unido, sobretudo na Escócia, levaram o governo de Boris Johnson a tentar que fosse colocada a bandeira da União, o ‘union jack’, nas embalagens da vacina desenvolvida pela parceria entre a AstraZeneca e a Universidade de Oxford.
27 Novembro 2020, 15h39

O executivo de Boris Johnson tentou persuadir a Universidade de Oxford e a AstraZeneca, que estão a desenvolver uma vacina contra a Covid-19 em conjunto, a usarem a bandeira do Reino Unido das embalagens do fármaco, reporta o “The Guardian”.

O jornal britânico informa que a recém criada “Unidade da União”, que visa combater o avanço do nacionalismo escocês e as tentativas dos partidos daquele país de referendar a sua independência, levou a cabo esforços para que a vacina figurasse na sua embalagem a bandeira do Reino Unido. O assessor de imprensa do primeiro-ministro não desmentiu a informação, garantindo apenas que a bandeira não figurará nos kits de imunização.

O governo de Downing Street está sob pressão crescente pelo aumento das referências escocesas a um novo referendo, que a primeira-ministra do país, Nicola Sturgeon, já expressou querer levar a cabo no início da próxima legislatura. Simultaneamente, o País de Gales tem também experienciado um aumento do apoio à sua independência, sendo que nas Irlandas as questões ligadas às fronteiras e à relação com o Reino Unido têm sido alvo de debate, especialmente no contexto do Brexit.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.