[weglot_switcher]

Governo determina suspensão temporária de inquérito motivacional à Função Pública

O Executivo de António Costa considera que a “elevada visibilidade do assunto em período pré-eleitoral” pode comprometer a fiabilidade dos resultados, pelo que apenas retomará o questionário após as eleições legislativas.
8 Agosto 2019, 13h07

O Governo anunciou esta quinta-feira a suspensão temporária do polémico inquérito motivacional dirigido aos funcionários públicos. O Executivo de António Costa considera que a “elevada visibilidade do assunto em período pré-eleitoral” pode comprometer a fiabilidade dos resultados, pelo que apenas retomará o questionário após as eleições legislativas.

“Considerando que a elevada visibilidade do assunto em período pré-eleitoral pode comprometer a fiabilidade dos resultados, inviabilizando todo o inquérito e a comparabilidade com os resultados obtidos em 2015, o Governo determinou a suspensão temporária do inquérito”, lê-se num comunicado emitido pelo Governo, após ter sido noticiado que o Governo se estaria a aproveitar do questionário para avaliar as políticas do PS e compará-las com as do anterior Governo de PSD/CDS.

O Governo diz que tomou conhecimento esta semana do lançamento da segunda edição de um inquérito sobre questões motivacionais promovido pela DGAEP – Direção-Geral da Administração e do Emprego Público e garante que este se trata apenas de um inquérito que “aborda um conjunto de questões relacionadas com a motivação no trabalho, nomeadamente decorrentes da ação governativa”.

O preenchimento dos questionários vai ser retomado após as legislativas, marcadas para 6 de outubro, bem como as fases subsequentes de avaliação e comparação com os resultados obtidos em 2015.

O inquérito, enviado a 500 mil funcionários públicos, pedia que respondessem a questões sobre fatores motivacionais, como se estão hoje mais motivados do que há cinco anos e se essa motivação foi influenciada negativamente no período da troika. O questionário da DGAEP foi lançado no passado mês de julho para ser respondido até 30 de setembro, já em período de campanha eleitoral e a poucos dias das legislativas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.