Governo disponibiliza Guia de Apoio ao Investimento da Diáspora

O guia, que está incluído no programa do Governo de apoio ao investimento pela diáspora, pretende informar e clarificar os emigrantes portugueses no estrangeiro que queiram investir em Portugal e os empresários nacionais que se pretendam internacionalizar dos apoios disponíveis para tal.

Mário Cruz / Lusa

O Governo disponibilizou esta sexta-feira o Guia de Apoio ao Investimento da Diáspora (GAID), um documento que visa a orientação de emigrantes e lusodescendentes que pretendam investir em Portugal, bem como para os empresários nacionais que queriam internacionalizar a sua atividade através da Diáspora nacional.

Este documento elenca e descreve os apoios disponíveis, além de informar sobre como funcionam as candidaturas aos mesmos e dos regulamentos associados à sua atribuição.

Alguns dos programas com mais destaque são o Portugal 2020 e os seus Programas Operacionais, que efetivam a atribuição destes fundos europeus ao país. O processo de candidatura conta também com várias informações relevantes, como a explicação de como deve ser utilizado o Balcão 2020, o principal ponto de acesso do tecido empresarial nacional a estes apoios, e as condições prévias de elegibilidade aos mesmos.

O documento aborda ainda vários outros apoios ao investimento, explicando como funcionam os apoios ao empreendedorismo, à qualificação e internacionalização das empresas, ao investimento e desenvolvimento (I&D) ou ao turismo. Também a criação de emprego é um objetivo incentivado e apoiado pelos fundos disponíveis, que se estendem à vinicultura, agricultura, agroindústria e floresta.

O GAID faz parte do Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora (PNAID) e conta com contributos dos ministérios da Economia, Negócios Estrangeiros e Agricultura, sendo da responsabilidade da área governativa da Coesão Territorial, como se lê no comunicado do Governo.

Recomendadas

Mercado Automóvel em Portugal cai 34,7% até setembro

Apesar do mercado automóvel ter caído entre janeiro e setembro, foram matriculados mais 12,8% automóveis no mês passado do que em período homólogo de 2021.

Medidas de apoio à inflação agravam endividamento das empresas e dinâmica inflacionista, alerta Fórum para a Competitividade

O think-tank critica as opções do Governo para o apoio a famílias e empresas face à subida generalizada de preços, sugerindo, ao invés, que haja uma dispensa do pagamento por conta no IRC, que o Estado pague as suas dívidas a fornecedores e que se acelere o investimento.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta segunda-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta segunda-feira.
Comentários