[weglot_switcher]

Governo diz que ainda não há data de abertura para bares, discotecas e ginásios

Primeiro-ministro admitiu hoje que bares e discotecas poderão não reabrir durante o verão. Sobre os ginásios, diz que o Governo está em conversações com o setor para implementar medidas sanitárias de forma a permitir a reabertura.
18 Maio 2020, 10h11

O Governo disse hoje que ainda não há data prevista para a reabertura de bares, discotecas e ginásios.

“Ainda não está no nosso calendário, temos de ir fazendo de forma gradual”, disse hoje o primeiro-ministro em entrevista à TSF sobre a reabertura de bares e discotecas.

António Costa apontou que o desconfinamento da economia começou pelos “setores e atividades onde é mais fácil estabelecer normas de afastamento”, e que as “atividades que vivem da proximidade e da interação estarão no ultimo lugar das que poderão reabrir”.

Questionado sobre se os bares e discotecas poderão não reabrir durante o verão, o governante foi perentório: “Se for necessário, terá de ser. Se não for, melhor”.

“Não podemos por em causa aquilo que tivemos de conquistar. Há pessoas que estão há dois meses sem sair de casa, que não podem visitar familiares que estã em lares, ou desesperados por deixar as crianças na creche, se e um risco ou não para as crianças”, destacou.

Sobre a reabertura dos ginásios, António Costa disse que o Governo “está em diálogo com a associação” setorial para implementar “critérios de higienização para a retoma de atividade”.

“Nos ginásios têm que ser encontradas normas que possam ser garantidas para nao haver acumulacao de pessoas no mesmo espaco e a higixienazacao dos equipamentos”, apontou, dando o exemplo dos campos de golfe que já reabriram e onde os balneários estão fechados.

Sobre as praias e piscinas, apontou que a sua reabertura deve-se por não existir “qualquer evidência” que constituam um “risco acrescido”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.