[weglot_switcher]

Governo escolhe hoje comprador da Efacec. Mutares na ‘pole position’ (com áudio)

Apesar de o Governo ter feito tudo para que fosse o consórcio Visabeira-Sodecia a ganhar a corrida por ser um grupo industrial, a escolha deverá mesmo recair sobre um fundo de private equity, que no caso dos alemães da Mutares tem a vantagem de ter já participações em empresas industrais e sinergias com a Efacec.
1 Junho 2023, 08h53

A reprivatização de 71,73% da Efacec Power Solutions conhece hoje o seu desfecho depois de na semana passada, por atraso dos assessores da Parpública, ter sido adiado para esta semana.

O Jornal Económico sabe que o fundo Mutares está na pole position para ganhar a corrida e deverá ser o vencedor.

Apesar de o Governo ter feito tudo para que fosse o consórcio Visabeira-Sodecia a ganhar a corrida por ser um grupo industrial, a escolha deverá mesmo recair sobre um fundo de private equity, que no caso dos alemães da Mutares tem a vantagem de ter já participações em empresas industrais.

Mutares, Oaktree, Oxy Capital e Agrupamento Visabeira-Sodecia são os concorrentes à compra da empresa industrial.

Tal como avançou o Jornal Económico, a proposta vinculativa para a compra de 71,73% da Efacec apresentada pelo fundo Mutares propõe um retorno acima dos 14% a 15% para a estatal Parpública, cumprindo assim o critério para não ser considerada ajuda de Estado a injeção de capital por parte do Banco Português de Fomento.

O Head of Iberia Private Equity da Mutares, Santiago San Antonio Alonso, garantiu recentemente ao Jornal Económico que “estamos interessados ​​em comprar e construir um futuro com a Efacec, queremos consolidar o mercado português”.

Na lista de sinergias, a Mutares SE & Co. KGaA lembra que adquiriu em 2022 as atividades do Grupo Arriva na Dinamarca e na Sérvia, bem como na Polónia. O grupo Arriva é um dos principais operadores de autocarros, comboios e car sharing (com carros eléctricos).

Com a compra do grupo Arriva, o Mutares passou a ter mil autocarros, dos quais 300 a 400 são eléctricos, pelo que precisam dos carregadores eléctricos fabricados pela Efacec.

A sociedade gestora de participações sociais alemã cotada na bolsa também comprou a Siemens Energy Engines e vários activos relacionados, como a Guascor energy e a NEM, ambas compradas no ano passado. A aquisição reforçou o segmento de engenharia e tecnologia da empresa alemã, cotada na Bolsa de Frankfurt, depois de ter adquirido a Permasteelisa España Donges Group.

Ainda no contexto das sinergias, o fundo Mutares tem a Balcke Dürr, uma empresa focada em eficiência energética “com sinergias de acesso a matéria-prima e suporte de acesso ao cliente”.

Também com as participadas Exi e Six haveria energia sinergias comerciais, “pois podem ajudar a dar acesso aos principais players de infraestrutura de energia em Itália”.

“Temos no nosso portfólio sinergias claras com a Efacec”, confirmam.

A empresa alemã explora ainda um parque de estacionamento de um centro comercial com 150 lojas, pelo que a Efacec iria fornecer todos os carregadores eléctricos.

Além disso, a sociedade alemã tem empresas da área da energia, nomeadamente centrais de biomassa.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.