[weglot_switcher]

Governo espanhol quer energéticas a cobrir custos do desmantelamento de centrais nucleares

O ministro da Energia espanhol, Álvaro Nadal, explica que a medida tem em vista uma redução de os custos estatais e lembra que a Espanha é o único país em que o tratamento de resíduos radioativos está a cabo de uma empresa pública.
1 Fevereiro 2018, 14h09

O Governo espanhol quer que as empresas de energia passem a assumir a responsabilidade pelo desmantelamento das centrais de energia nuclear. O ministro da Energia espanhol, Álvaro Nadal, explica que a medida tem em vista uma redução de os custos estatais e lembra que a Espanha é o único país em que o tratamento de resíduos radioativos está a cabo de uma empresa pública.

“Cada encerramento de uma usina nuclear representa um encargo adicional para o setor público”, afirmou Álvaro Nadal. O ministro recordou o encerramento da central nuclear de Santa María de Garoña, a mais antiga do país, com localização em Burgos, cujos “elevados custos” ficaram à responsabilidade da Ensera. Um custo extra que o Ministério da Energia espanhol pretende reduzir.

Álvaro Nadal propõe que o desmantelamento das centrais nucleares e do cumprimento das obrigações ambientais passe a ser um dever direto dos proprietários, devendo estes suportar também os custos quando estas instalações têm de ser encerradas.

Para isso, o ministro sugere que o Congresso espanhol aplique medidas compensatórias no setor. Álvaro Nadal quer fazer avançar uma série de ajustes diretos a empresas de energia, com um valor máximo de 250 milhões de euros, dos quais menos de 200 milhões de euros correspondem ao setor elétrico e outros 50 milhões de euros ao setor de gás.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.