Governo espanhol sobe salário mínimo para 1.080 euros

Decisão foi tomada depois de uma reunião entre o primeiro-ministro, Pedro Sánchez e os sindicatos. Valor representa um aumento de 8% face aos atuais mil euros.

Pedro Sanchéz, líder do PSOE e primeiro-ministro de Espanha

O governo espanhol vai aumentar o salário mínimo para 1.080 euros, uma subida de 8% face aos atuais mil euros, segundo informa o jornal “La Vanguardia”.

Esta decisão foi tomada depois de uma reunião entre o primeiro-ministro, Pedro Sánchez e os sindicatos. Assim, este aumento fica dentro das estimativas propostas pelos especialistas, que fixavam uma margem entre os 1.046 e os 1.082 euros.

Por sua vez, a exigência dos sindicatos variava entre os 1.080 e os 1.100 euros por mês, enquanto por parte do empregador a proposta fixou-se nos 1.040 euros.

A segunda vice-presidente e ministra do Trabalho, Yolanda Díaz utilizou a sua conta da rede social Twitter para revelar a sua satisfação com a medida que entrará em vigor ainda em 2023.

Recomendadas

Crise da Inflação: Presidente do Governo dos Açores diz que medidas não devem “excluir” a região

O presidente do Governo açoriano referiu que tem vindo a alertar para esta necessidade nas reuniões do Conselho de Estado e no diálogo que mantém com o primeiro-ministro, António Costa.

Marcelo antevê “meses decisivos” antes de períodos eleitorais nos EUA e na Europa

O chefe de Estado português referiu que “a inflação continua muito alta” e que “na Europa o crescimento está muito lento”.

Concurso de inovação produtiva nas PME abre com 400 milhões de euros

A iniciativa do Portugal2030, financiada com fundos europeus pelo Programa de Inovação e Transição Digital e pelos programas regionais, arranca já entre o final deste mês e o início de abril.
Comentários