[weglot_switcher]

Governo espera que pico de coronavírus aconteça em maio

De acordo com o ‘Expresso’, a Direção-Geral da Saúde também está a afinar as suas projeções, estimando que o pico da crise deste surto só aconteça na segunda semana de maio.
14 Março 2020, 12h12

O Governo nacional aponta que o pico do novo coronavírus possa acontecer em maio, revela o jornal ‘Expresso’ este sábado, 14 de março. Com metade do país em quarentena a partir da próxima segunda-feira, 16 de março, o Governo liderado por António Costa está a trabalhar numa projeção com a duração de dez semanas.

Com a incógnita de quanto tempo poderá demorar o estado de alerta, o encerramento de escolas, discotecas e bares ou restrições em zonas comerciais, o Governo está a preparar o pior cenário possível, à semelhança do que aconteceu no Reino Unido quando o diretor-geral da Saúde britânico apresentou o cenário do país do Brexit.

De acordo com o ‘Expresso’, a Direção-Geral da Saúde também está a afinar as suas projeções, estimando que o pico da crise deste surto só aconteça na segunda semana de maio. Ainda assim, será necessário esperar que o número de casos comece a diminuir para retirar o estado de alerta, de forma a evitar uma nova fase de contágio.

O primeiro caso surgiu em Portugal no passado dia 2 de março, e atualmente existem 169 casos positivos confirmados pela DGS. No entanto, o primeiro caso positivo já teve alta hospitalar. O primeiro-ministro afirmou que “é muito provável que este possa ser um surto mais duradouro do que se possa ter estimado inicialmente”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.