O Governo, através da embaixada portuguesa em Ancara e do gabinete de emergência consular, está a acompanhar “de perto” a situação dos portugueses que se encontram na região onde aconteceu o terramoto que assolou a Turquia e a Síria no início desta semana.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros assume que a embaixada na capital turca “tem estado em contacto com um grupo de seis jovens portugueses que se encontravam em Erasmus+, acompanhados por duas professoras, confirmando que estão em segurança e à procura de uma via segura para a sua saída do país”.
Em comunicado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros assume que “a Embaixada de Portugal em Ancara tem identificado os portugueses que estão na região e encontra-se a estabelecer paradeiros, realizando todas as diligências possíveis, num contexto em que as comunicações e a energia elétrica em algumas zonas ainda estão inoperacionais”.
O Ministério está a disponibilizar informação atualizada no Portal das Comunidades, bem como a desaconselhar todas as viagens não essenciais na e para a Turquia. O Governo reforça “o apelo a que os cidadãos portugueses, que se encontrem no país, possam seguir as recomendações das autoridades locais, designadamente da Proteção Civil e entrem em contacto com a embaixada de Portugal”.
Para entrar em contacto com a embaixada, o ministério aconselha o número de telefone (+90 532 605 13 57). Em caso de dificuldades em contactar com a embaixada em Ancara, os portugueses podem sinalizar a sua presença na Turquia para o email (gec@mne.pt) ou para dois números de telefone (+351 217 929 714; +351 961 706 472).