Governo está a preparar novo apoio para empresas que contratem jovens (com áudio)

Vem aí um novo apoio para as empresas que ofereçam contratos sem termo aos jovens com salários de, pelo menos, 1.320 euros, anuncia a ministra do Trabalho, em entrevista.

Rodrigo Antunes/Lusa

O Governo está a preparar um novo apoio para as empresas que contratem para os quadros jovens com um salário de, pelo menos, 1.320 euros. A intenção é revelada esta segunda-feira pela ministra do Trabalho, que em entrevista ao “Jornal de Negócios” e à “Antena 1” indica que a medida deverá ser lançada em março.

“É uma medida de apoio à contratação por parte do IEFP [Instituto do Emprego e Formação Profissional] para todas as empresas que contratem jovens com contratos permanentes, desde que paguem no mínimo 1.320 euros, [o valor] correspondente basicamente ao nosso salário em termos médios. O grande objetivo é garantir no início da carreira de um jovem capacidade de valorização salarial. E naturalmente isto depois acoplado com os 50% de IRS Jovem no primeiro ano e que é faseado durante cinco anos”, explica Ana Mendes Godinho, que, para já, não revela o valor do apoio a atribuir aos empregadores.

Já olhando de forma global para o mercado de trabalho, a ministra sublinha que o valor do salário mínimo é “mesmo o mínimo” e “não o que deve ser pago às pessoas”. Questionada sobre o impacto da inflação nesse valor, Ana Mendes Godinho não se compromete com uma subida intercalar desse valor, até porque o acordo de rendimentos celebrado em Concertação Social, lembra, traz previsibilidade.

Relacionadas

Do IRS ao incentivo à capitalização, OE já está em vigor e traz várias mudanças

Depois de ter recebido “luz verde” do Parlamento no final de novembro e do Presidente da República nos últimos dias de 2022, o Orçamento do Estado para este novo ano entrou em vigor esta domingo. Traz mudanças no IRS, mas também no IRC e até no abono de família.

“Valorização dos salários é crítica”, reconhece ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

Ana Mendes Godinho garante que o governo continuará a implementar medidas suplementares para a valorização do salário e, nesse sentido, anunciou que já em março vai ser lançada uma iniciativa dirigida às empresas que contratem jovens com contratos permanentes e um valor mínimo de 1.320 euros de vencimento. As empresas serão apoiadas pelo Estado no pagamento desse vencimento.

50 empresas assinam pacto para “mais e melhores empregos” para jovens

Depois da apresentação do Livro Branco Mais e Melhores Empregos para os Jovens, 50 empresas vão agora assinar um pacto com vista a melhorar as oportunidades oferecidas aos trabalhadores até aos 29 anos.
Recomendadas

Topo da Agenda: o que não pode perder nos mercados e na economia esta quarta-feira

Depois de conhecido o cenário da avaliação bancária na habitação, na segunda-feira, o INE atualiza na terça-feira as estatísticas das rendas da habitação ao nível local. Os dados são relativos ao quarto trimeste de 2022 e veremos como estava o mercado arrendatário a evoluir nas vésperas da apresentação do programa ‘Mais Habitação’.

Preço médio semanal da ERSE desce 0,9% para a gasolina e 0,1% para o gasóleo

O preço médio semanal desceu em 0,9% para a gasolina e em 0,1% para o gasóleo.

Operadores preveem aumento do preço da laranja apesar da isenção de IVA

A maior associação portuguesa de operadores de citrinos prevê um aumento do preço da laranja nos próximos meses, devido à quebra na produção em cerca de 50% e apesar da redução para 0% do IVA aplicado a este fruto.
Comentários