De acordo com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, 326 refugiados ucranianos fugidos da Guerra no seu país encontram-se na região. A Secretaria Regional da Inclusão e Cidadania (SRIC) tem a responsabilidade de alojamento de 91 dessas pessoas. Dessas, 53 pessoas estão alojados em casas de famílias voluntárias na comunidade, 15 estão no Centro de Juventude do Pico dos Barcelos e 23 permanecem em Unidade Hoteleira, ao abrigo da emergência social.

“Os cidadãos ucranianos que solicitam apoio para alojamento são colocados, ao abrigo da emergência social, em locais designados pelo Instituto de Segurança Social da Madeira. Este alojamento temporário é feito ao abrigo da emergência social e, neste momento, decorre a transição destes cidadãos e agregados familiares para as casas de famílias voluntárias, na comunidade”, avança Rita Andrade, secretária regional de Inclusão e Cidadania, ao Económico Madeira.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor. Edição do Económico Madeira de 1 de abril.