[weglot_switcher]

Governo francês vai premiar projetos digitais de combate à corrupção

O ministério dos Negócios Estrangeiros, liderado por Jean-Yves Le Drian, quer galardoar as iniciativas em prol da ‘governance’ nos países em desenvolvimento francófonos.
  • Fabrizio Bensch/REUTERS
12 Setembro 2017, 06h20

Depois de receber a cimeira mundial ‘Parceria para um Governo Aberto’, em dezembro do ano passado, o executivo francês volta a pôr o tema da corrupção em cima da mesa, em prol de uma “democracia aberta e transparente”. O Ministério da Europa e os Negócios Estrangeiros francês, a organização não governamental Transparência Internacional, a agência francesa de cooperação de media Canal France International e a Liberté Living-Lab juntaram-se e lançaram o Prémio Digital para a Transparência.

Segundo o ministério liderado por Jean-Yves Le Drian, a distinção recompensa as pessoas e as organizações da sociedade civil que desenvolveram ferramentas inovadoras de tecnologia digital usadas para melhorar a governance nos países francófonos em desenvolvimento. Dividido em três categorias distintas – Open Data, Citizen Engagement e Digital Anti-Corruption Tools -, o galardão visa aplaudir as iniciativas de combate à corrupção nestes territórios.

Até ao próximo dia 20 de outubro podem ser enviadas às candidaturas ao prémio, que serão em seguida avaliadas por um comité de especialistas do setor digital e do movimento anticorrupção. O júri aceitará ainda as inscrições de projetos de países em desenvolvimento onde ferramentas digitais inovadoras são usadas para enfrentar os efeitos da corrupção no desenvolvimento sustentável.

Os vencedores deste ano receberão os prémios numa cerimónia, em Paris, a 8 de dezembro. Os três receberão um prémio monetário no valor de 10 mil euros. Além disso, o Liberté Living-Lab vai oferecer a uma ou várias iniciativas uma estada de três meses na capital francesa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.