Governo grego confia que reformas vão ser aceites

O Governo grego está otimista sobre a aceitação da lista das reformas que irá apresentar na segunda-feira às instituições europeias para conseguir estender o financiamento ao país por mais quatro meses, segundo a Efe. Na sexta-feira, a Europa comprometeu-se a estender o financiamento à Grécia por mais quatro meses, mas Atenas tem de apresentar até […]

O Governo grego está otimista sobre a aceitação da lista das reformas que irá apresentar na segunda-feira às instituições europeias para conseguir estender o financiamento ao país por mais quatro meses, segundo a Efe.

Na sexta-feira, a Europa comprometeu-se a estender o financiamento à Grécia por mais quatro meses, mas Atenas tem de apresentar até segunda-feira uma lista de reformas para ser aprovada pelos credores (União Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional).

O ministro das Finanças grego, Yanis Varufakis, disse ser “quase certo” que as reformas vão ser aceites por Bruxelas, e que o passo seguinte será dado depois das instituições analisarem o seu conteúdo.

Yanis Varufakis explicou que se a resposta for afirmativa “haverá uma teleconferência com as instituições e, automaticamente, o processo avançará”.

Um alto oficial do governo, citado pela AFP, disse hoje que Atenas irá apresentar propostas que levarão a economia grega a lutar “fora de sedação”.

“Estamos a compilar uma lista de medidas para tornar mais eficaz a função pública grega e para combater a evasão fiscal”, disse o ministro de Estado, Nikos Pappas, ao canal televisivo Mega.

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, disse no sábado que a lista de reformas “estará pronta na segunda-feira” e enfatizou que mantém contacto permanente com os parceiros da zona do euro.

OJE/Lusa

Recomendadas

Angola. Banco Nacional baixa taxa de juro básica, de 18% para 17%

O Banco Nacional de Angola voltou a reduzir a taxa de básica de juro (taxa BNA) em 1 ponto percentual, de 18% para 17%, decisão fundamentada com “a avaliação do comportamento dos preços”, segundo o governador do regulador angolano.

Primeiro-ministro do Iraque em visita à Turquia

A Turquia continua a fazer todos os possíveis para ser um país incontornável na região. Com as placas tectónicas do xiismo e do sunismo em forte movimentação, Ancara não quer perder nada do seu prestígio internacional.

Moscovo: Putin e Xi Jinping debateram o plano chinês para a paz na Ucrânia

O encontro entre os dois líderes demorou cerca de quatro horas e meia, mas os intervenientes foram parcos em informações sobre a matéria. Entretanto, em Washington, o governo norte-americano queixa-se do ‘branqueamento’ que a visita de Estado representa.