[weglot_switcher]

Governo holandês permitirá que 3.500 pessoas assistam ao Festival Eurovisão

As regras finais para o evento ainda não são conhecidas, mas o governo holandês autorizou a presença de público. Para participar será preciso apresentar um teste negativo à Covid-19.
1 Abril 2021, 15h46

O Festival Eurovisão obteve permissão do governo holandês para incluir no evento, em formato presencial, 3.500 fãs, segundo a “BBC”.

Segundo o plano do evento, o local vai estar com lotação ocupada pela metade e os participantes precisariam de apresentar um teste negativo à Covid-19 antes de serem autorizados a entrar. Os organizadores do festival saudaram a decisão e garantiram que “considerariam as opções agora disponíveis”.

Os acordos finais para o Eurovisão serão confirmados no final do mês e como tal ainda podem estar sujeitos a alterações consoante o número de infeções na Holanda. De salientar que na semana passada o primeiro-ministro holandês, Mark Rutte tinha assegurado que as restrições se iriam manter até ao final de abril.

Embora ainda não sejam conhecidas todas as regras para o evento, os organizadores já definiram quatro cenários possíveis, que vão desde a apresentação de um espetáculo completo como de costume, até apresentações pré-gravadas e sem audiência ao vivo. Independentemente de como decorra, os organizadores garantem que a saúde e segurança dos participantes “continua a ser a prioridade” e que todos os artistas vão seguir um “protocolo rígido”.

O Eurovisão acontecerá de 18 a 22 de maio e o grupo The Black Mamba, com a música “Love is on my side”, vai representar Portugal. Excecionalmente este ano os portugueses levam a concurso uma música inglesa.

A permissão de público no Eurovisão é um sinal positivo para o sector dos festivais que tem estado parado por juntar demasiadas pessoas. A vontade por fugir à realidade e voltar a desfrutar de um concerto ou festival prevalecem, como foi possível registar no concerto do grupo de rock Love of Lesbian, em Barcelona, a 28 de março. “Conseguimos fugir da realidade por um tempo”, garantiu um dos participantes à “Reuters”.

Em Portugal, os promotores continuam à espera que a Direção Geral de Saúde indique as regras para que os eventos possam acontecer. O regresso dos festivais este ano não é uma certeza, mas uma possibilidade que remete para os meses de agosto onde a imunidade de grupo poderá ser elevada, acreditam os organizadores.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.