[weglot_switcher]

TAP. Governo injeta 536 milhões de euros e converte 1.200 milhões de empréstimo em capital

Ao todo foram investidos 1. 736 milhões de euros. O valor corresponde aos limites autorizados pela Comissão Europeia e previstos no Plano de Reestruturação para 2021.
30 Dezembro 2021, 16h36

O Ministério das Finanças anunciou hoje que foram injetados 536 milhões de euros na TAP através de um aumento de capital.

O valor, explica a nota divulgada esta quinta-feira pelo gabinete de João Leão, corresponde aos limites autorizados pela Comissão Europeia de 178,4 milhões de euros, no âmbito das compensações covid e de 357,6  milhões de euros previsto no plano de reestruturação para 2021, “tendo em atenção a necessidade de compensar a empresa pela perda resultante do cancelamento da dívida da TAP SGPS”.

Além desta injeção de capital, o Governo informa que “foram convertidos em capital os 1.200 milhões de euros de empréstimo à TAP concedido em 2020 relacionados com a despesa de emergência” registada nesse ano.

De acordo com o gabinete das Finanças, poderão vir a ser feitas novas injeções de capital ao longo do ano de 2022, isto em em função da evolução global do sector e do desempenho da companhia, nomeadamente dos indicadores previstos no plano de restruturação”. Esses reforços serão feitos sempre tendo em conta “o limite máximo autorizado pela Comissão Europeia e de acordo com o plano de reestruturação para 2022”.

A Comissão Europeia deu luz verde ao plano de reestruturação da TAP no dia 21 de dezembro, obrigando, no entanto, a companhia a ceder 18 slots (nove pares de descolagem e aterragem) no aeroporto de Lisboa e a vender as participações na Manutenção & Engenharia Brasil, Cateringpor e Groundforce. Bruxelas aprovou ainda duas novas tranches de compensações pelos prejuízos provocados pela Covid-19, uma de 107,1 milhões de euros e outra de 71,4 milhões, num total de 178,5 milhões.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.