[weglot_switcher]

Governo pondera alargar manuais grátis ao 2º ciclo já no próximo ano

O Executivo deverá entregar a proposta de Lei do Orçamento do Estado para 2018 na Assembleia da República a 13 de outubro e, caso avance, irá abranger aproximadamente mais 200 mil alunos no programa governativo.
19 Setembro 2017, 08h59

A secretária de Estado Adjunta da Educação anunciou que o Governo português está a estudar a hipótese de alargar a gratuitidade e reutilização dos manuais escolares até ao 2º ciclo do ensino básico das escolas públicas, no próximo ano letivo de 2018/2019.

“Estamos a estudar, a apurar dados, a ver possibilidades orçamentais”, disse ao jornal Público Alexandra Leitão, numa entrevista divulgada esta terça-feira. O Executivo deverá entregar a proposta de Lei do Orçamento do Estado para 2018 na Assembleia da República a 13 de outubro e, caso avance, irá abranger aproximadamente mais 200 mil alunos no programa governativo.

“À medida que os alunos são mais velhos, as dificuldades da reutilização são menores. Esta é uma medida que começou pelo mais difícil — o 1º ano do básico. Claro que se tivéssemos começado pelo 5º ano teria sido mais fácil, mas não conseguíamos criar a mentalidade da devolução e a ideia de que estes livros são um empréstimo e que outras crianças os vão utilizar”, afirmou ao diário a governante.

Alexandra Leitão garante ainda que, quando a medida abranger o 5º, 6º, 7º, 8º e 9º anos, “os números de reutilização dos manuais vão aumentar exponencialmente”, uma vez que “são completamente diferentes e os alunos têm outra idade”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.