PremiumGoverno pressiona UE para apoiar compra de comboios para a CP

Evitando usar a sigla TGV, Pedro Nuno Santos voltou a falar do imperativo de ligar Lisboa ao Porto em 01h15m e Lisboa a Madrid numa ‘velocidade boa’.

O Governo português está a negociar junto das entidades da Comissão Europeia a possibilidade de os fundos comunitários poderem apoiar a compra de material circulante ferroviário, ou seja, comboios, para a CP, como atualmente sucede para investimentos nas redes ferroviárias dos países membros.

“Sabemos que a União Europeia não financia a compra de material circulante. É uma batalha em que estamos com as autoridades da Comissão Europeia, para os convencer de que é preciso ter material circulante ferroviário novo para fazer a transição energética” exigida pelos objetivos da política ambiental comunitária, revelou ontem Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas e da Habitação, durante a quarta edição do ciclo de palestras ‘Mobilidade – Tendências, Desafios, Realidades’, uma iniciativa conjunta da ‘Transportes em Revista’ e da SRS Advogados, que ontem se realizou em Lisboa.

“Estamos nesta batalha também para os convencer de que também é bom para eles, porque os principais países contribuintes da União Europeia fabricam comboios”, assinalou o governante nessa intervenção.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Recomendadas

Implementação do Metro do Porto foi “processo de catequização”

O administrador dos Transportes Intermodais do Porto (TIP), Manuel Paulo Teixeira, disse à Lusa que a equipa que lançou o Metro do Porto, da qual fez parte, fez “um processo de catequização” para convencer pessoas, autarcas a instituições.

Amazon planeia gastar 95 milhões de euros por ano em publicidade no Twitter

Este valor faz parte da estratégia da retalhista online no regresso à publicidade na rede social agora liderada por Elon Musk, mas está ainda dependente de alguns “ajustes de segurança” na plataforma de anúncios do Twitter.

Comércio online representou 22% de todo o comércio na Black Friday

As compras por MB Way dispararam face a 2019, com uma subida de 1.730%, de acordo com os dados divulgados pelo Forward Payment Solutions (SIBS).
Comentários