[weglot_switcher]

Governo publica valores indicativos da capacidade de receção de energia elétrica disponível

“Para responder ao forte interesse manifestado pelos promotores nacionais e internacionais e agilizar todas as intenções firmes de investimento, o Orçamento de Estado para 2018, agora aprovado, contempla uma norma que prevê um mecanismo de sorteio destinado a garantir a ligação destas centrais à rede elétrica, até ao limite da capacidade disponível na zona de rede respetiva”, diz o comunicado de Jorge Seguro Sanches.
8 Dezembro 2017, 18h57

Já está disponibilizada pela Direcção Geral de Energia e Geologia aos potenciais investidores em energias renováveis, informação sobre a atual capacidade de receção da rede elétrica nacional.

Os promotores de energias renováveis passam a ter ainda acesso a uma tabela com as centrais licenciadas, no âmbito da Produção em Regime Especial.

Estas listas referem-se às licenças de produção emitidas (e válidas) a partir de 8 de outubro de 2012, e as capacidades disponíveis de acordo com o quadro da proposta do Plano de Desenvolvimento e Investimento na Rede de Transporte 2018-2027.

“A medida confere uma maior transparência e visibilidade no planeamento dos investimentos por parte dos promotores nesta área de negócio e  contribui para uma maior gestão das infra-estruturas”, salienta o Executivo.

“A Direção-Geral de Energia e Geologia, dando cumprimento ao Despacho de 10/11/2017 do Secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, acaba de divulgar, na sua página da internet, informação para os potenciais investidores no setor da produção de energias renováveis sobre a capacidade disponível na rede elétrica nacional”, lê-se no comunicado enviado hoje.

Os valores indicativos da capacidade de receção de energia elétrica disponível, por zona de rede, elaborada pelo Operador da Rede Nacional de Transporte, para efeitos do Plano de Desenvolvimento e Investimento na Rede de Transporte 2018-2027 (atualmente em consulta pública), consta assim da lista, publicada no site da Direção Geral de Energia e Geologia.

“O elevado número de centrais fotovoltaicas sem tarifa subsidiada já aprovados pelo Governo, 15 projetos correspondentes a 521 MW de capacidade instalada, a que se somam mais 2.200 MW de pedidos de licenciamento (91 centrais) em fase de análise na Direção Geral de Geologia e Energia, excede, em alguns pontos, e em larga escala a capacidade de receção na rede nacional de distribuição e transporte de eletricidade”, explica o Governo.

“Para responder ao forte interesse manifestado pelos promotores nacionais e internacionais e agilizar todas as intenções firmes de investimento, o Orçamento de Estado para 2018, agora aprovado, contempla uma norma que prevê um mecanismo de sorteio destinado a garantir a ligação destas centrais à rede elétrica, até ao limite da capacidade disponível na zona de rede respetiva”, diz o comunicado do gabinete de Jorge Seguro Sanches.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.