[weglot_switcher]

Governo Regional investe 3,2 milhões na requalificação da Estação Zootécnica da Madeira

A empreitada, realizada sob iniciativa da Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, consistiu na renovação dos exteriores e dos edifícios.
28 Junho 2022, 16h06

A Estação Zootécnica da Madeira foi requalificada, através de um investimento global por parte do Governo Regional de 3,2 milhões de euros.

A empreitada, realizada sob iniciativa da Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, consistiu na renovação dos exteriores e dos edifícios.

Foi feita a limpeza de matos e controlo de vegetação espontânea nos terrenos da Estação, onde foram plantadas 5 mil plantas indígenas: 2 mil faias das ilhas, mil loureiros e 2 mil folhados.

O investimento incluiu também a instalação de vedação em rede ovelheira, numa extensão de 3.683 metros, com a colocação de oito portões, bem como o melhoramento e instalação de pastagens biodiversas em 19 hectares.

Foram também instalados apiários, incluindo colmeias e suporte, bem como a beneficiação de sala de apoio à apicultura, através da aquisição de equipamentos para apicultor.

Houve ainda investimento em estruturas funcionais relacionadas com a instauração de um sistema agroflorestal, através da aquisição de bebedouros de pasto para bovinos e criação de abrigo para animais em pasto, de abrigo principal, de abrigo para animais de pequeno porte, de fossa séptica para chorume, de cais de carga e nitreira, de estação de compostagem e de um armazém para máquinas e equipamentos. Foi também renovada a rede de combate a incêndios e rega de pasto.

A obra contemplou igualmente a beneficiação de rede viária numa extensão de 2.331 metros, a construção de rede viária. Construiu-se o acesso principal de 860 metros e a colocação de um portão, um caminho florestal de 753 metros, e o acesso à estação de compostagem, de 200 metros.  Foi ainda construído a beneficiação do ponto de água em betão com capacidade de 1.500 metros cúbicos.

O Governo Regional comprou outras máquinas e equipamentos, nomeadamente canhões metálicos e tripé, mangueiras, aquisição de trator e respetivos acessórios, distribuidor de composto, atrelado com báscula e tapais, gadanheira de pente hidráulico, reboque cisterna, revirador de composto, subsolador de 5 dentes, motorroçador, destroçador de mato hidráulico, cerca elétrica para bovinos, e um contador de medição de água.

Foi elaborado um ‘Programa de Gestão Florestal’ para todo o espaço, que compreende uma área de 37 hectares, bem como dada a recuperação total dos três prédios que compõem a estação.

O Governo Regional refere que o objetivo da empreitada foi o de fazer da Estação Zootécnica da Madeira um núcleo educacional que permitisse a realização de formações, a par de um espaço museológico ligado à atividade pecuária e à história da própria estação.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.