[weglot_switcher]

Governo Regional pede que Estado garanta verbas à NAV para adquirir equipamentos para Aeroporto da Madeira

Em causa está a aquisição de um radar de banda x e um Lidar, que possui um custo estimado de 4,5 milhões de euros. NAV diz não ter condições para adquirir estes equipamentos e pede que financiamento seja contemplado na totalidade no Orçamento do Estado.
14 Fevereiro 2022, 09h06

O presidente do Governo da Madeira, Miguel Albuquerque, diz que vai sensibilizar o Estado no sentido de inscrever verbas, no Orçamento do Estado, de modo a que a Navegação Aérea de Portugal (NAV) possa financiar a aquisição de equipamentos (radar de banda x e Lidar) para o Aeroporto da Madeira.

Em causa está a aquisição de equipamentos para o Aeroporto da Madeira que permitiram ter uma operação aérea mais estável.

Albuquerque reforça que esse investimento iria garantir uma “maior operacionalidade” do aeroporto da Madeira

“Isto significa muito dinheiro para o turismo e para as companhias aéreas que têm maior estabilidade no Aeroporto da Madeira”, disse o presidente do Governo Regional da Madeira.

O governante, disse estar confiante de que esta situação vai “ficar resolvida”, sublinhou que essas verbas devem ser inscritas no Orçamento, acrescentando que vai sensibilizar o Estado nesse sentido.

“A inscrição dessas verbas é residual em termos do Orçamento do Estado”, disse o presidente do Governo Regional.

NAV diz não ter verbas para adquirir equipamentos

A NAV disse, durante uma audição na Assembleia da Madeira, não ter condições financeiras para adquirir dois equipamentos (radar de banda x e Lidar) para o Aeroporto da Madeira com o custo de 4,5 milhões de euros, e espera que este financiamento seja contemplado na sua totalidade no Orçamento do Estado.

Questionado pelo Económico Madeira, em janeiro, sobre o motivo da NAV não ter cumprido com o compromisso assumido de lançamento de um concurso para a a aquisição de vários equipamentos para o Aeroporto da Madeira, uma fonte oficial da empresa remeteu para o relatório do grupo de trabalho, formado em 2021, onde se recomendou “caber às tutelas setoriais assegurarem o financiamento através de meios públicos para a compra e instalação de um radar de Banda X e de um Lidar” para o Aeroporto da Madeira.

“Contudo, e dada a dissolução da Assembleia da República e a convocação de novas eleições legislativas, será agora necessário aguardar pela tomada de posse de um novo Governo”, diz a mesma fonte oficial da NAV.

Na mesma edição o secretário regional do Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, referia que a situação que se vive atualmente gera “incerteza, o que retira competitividade” ao Aeroporto da Madeira.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.