[weglot_switcher]

“Governo Syriza à portuguesa continua em negação”. PSD acusa Costa de “má execução de fundos comunitários”

O vice-presidente da bancada social-democrata António Costa Silva disse que, na reta final do Portugal 2020, a taxa de execução é de apenas 35% e criticou o Executivo socialista por continuar “a enganar os portugueses” com discursos de que o país está melhor.
  • PSD
10 Julho 2019, 16h17

O Partido Social Democrata (PSD) acusou esta quarta-feira o Governo de António Costa de “má execução” dos fundos comunitários. O vice-presidente da bancada social-democrata António Costa Silva disse que, na reta final do Portugal 2020, a taxa de execução é de apenas 35% e criticou o Executivo socialista por continuar “a enganar os portugueses” com discursos de que o país está melhor.

“O Governo Syriza à portuguesa continua em negação. Num Governo que ao nível da execução de fundos comunitários está perante uma situação desastrosa e com uma taxa de execução de 35%, em cinco anos passados. Os principais fundos e programas, que têm uma relação direta com o investimento público têm uma execução desastrosa”, afirmou António Costa Silva, no debate do Estado da Nação.

O vice-presidente do grupo parlamentar do PSD indicou que a execução do fundo de coesão está em 21%, os fundos regionais estão entre 19 e 23% e, perto do fim do programa Portugal 2020, a taxa de execução para os equipamentos de saúde, educação e das infraestruturas científicas e tecnológicas é “zero”. “Quais são as desculpas, senhor primeiro-ministro?”, questionou António Costa Silva.

“Quando as coisas correm mal, desculpa-se no Governo anterior. Aquele Governo que salvou o país da bancarrota. Quando as coisas correm ainda pior, foge do país ou vai de férias, como aconteceu na altura dos incêndios. Como é que consegue justificar tanta incompetência? Como é que vai justificar a fraca execução orçamental, que tem uma ligação umbilical com o investimento público”, questionou.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.