PremiumGoverno também tem excedente no número de parceiros de negociações

Solução política para viabilização do Orçamento do Estado para 2020 continua em aberto. Rui Rio diz que “não é normal” votos divergentes, enquanto PCP e Bloco dizem estar a analisar o documento.

Um Orçamento do Estado otimista quanto ao crescimento económico alicerçado na retoma da economia global e com um cenário de excedente orçamental, que abandona a receita típica dos últimos anos de esforço de consolidação sem aumentos na despesa. É este o quadro que Mário Centeno apresentou esta semana, acompanhado de um relatório que mostra que é nas receitas dos impostos, e sobretudo, das contribuições sociais efetivas, que o Governo encontra a fórmula para atingir o saldo positivo de 0,2% no próximo ano. Mas quatro dias depois, nenhuma força política (exceto o Livre) se compromete com uma viabilização.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Recomendadas

Adjudicados últimos seis lotes do concurso para fornecimento de serviços à rede SIRESP

O concurso para fornecimento de serviços à rede de emergência SIRESP foi concluído na segunda-feira, antes do prazo, com a adjudicação dos restantes seis lotes, anunciou hoje a empresa que gere o sistema.

Há um “caminho longo” a percorrer no envelhecimento ativo, diz a ministra da Coesão Territorial

“Sabemos hoje mais sobre as maleitas dos mais velhos e sabemos como as evitar”, sublinhou Ana Abrunhosa, reiterando que “todos queremos envelhecer com qualidade”.

Apoio às famílias pode mitigar desaceleração da economia, prevê Fórum para a Competitividade

O pacote de apoios preparado pelo Governo como resposta à inflação pode mitigar a desaceleração da economia, mas o próximo ano apresenta-se repleto de riscos de desafios. Salários reais devem voltar a cair, prevê o Fórum para a Competitividade.
Comentários