[weglot_switcher]

Governo vai apoiar agricultores de Monchique com 5 milhões de euros

O ministro da Agricultura anuncia esta quarta-feira um pacote “imediato” de apoio aos agricultores afetados pelos incêndios no Algarve.
  • Miguel A. Lopes/Lusa
22 Agosto 2018, 12h01

O Governo vai apoiar os agricultures de Monchique afetados com o incêndio da primeira semana de agosto vão beneficiar de cinco milhões de euros de apoio por parte do Governo, anunciou o ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural esta quarta-feira, 22 de agosto.

Em declarações à rádio TSF, Luís Capoulas Santos disse que este montante vai ser disponibilizado “de imediato”, adiantando que, “se porventura, os prejuízos excederem este montante”, há condições “para reforçar” a verba.

O apoios serão escalonados, como é habitual, explicou o governante: “Até aos primeiros 5 mil euros serão atribuídos pagamentos a 100 % dos prejuízos a fundo perdido. Entre 5 mil e os 50 mil euros serão pagos 85% do valor dos prejuízos e até 800 mil euros serão pagos 50% dos prejuízos.” A estes valores são deduzidos os montantes dos seguros caso haja lugar ao seu recebimento, especificou.

Até ao momento, foram identificadas cerca de 400 explorações que tiveram prejuízos, estando já quantificados valores para metade dessas explorações, que atingem cerca de dois milhões de euros.

As candidaturas poderão ser apresentadas até ao último dia de setembro, tendo Capoulas Santos prometido “um período de decisão” de cerca de um mês após o fecho das candidaturas.

O incêndio que deflagrou em Monchique no dia 3 de agosto e lavrou durante uma semana nos concelhos de Monchique, Silves e Portimão consumiu cerca de 28 mil hectares, fez mais de 40 feridos e atingiu 74 casas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.