[weglot_switcher]

Governo vai dar tolerância de ponto no dia da visita do Papa Francisco

A intenção do Executivo já foi comunicada aos bispos portugueses. A visita do Papa Francisco a Portugal, no próximo dia 12 de maio, coincide com as celebrações do centenário das aparições de Nossa Senhora aos pastorinhos
  • Reuters
26 Abril 2017, 12h48

À semelhança do que aconteceu em 2010, com Bento XVI, o Governo vai dar tolerância de ponto aos trabalhadores da Administração Pública devido à visita do Santo Padre a Portugal, soube o Correio da Manhã. No próximo dia 12 de maio, a Função Pública vai poder abdicar das tarefas laborais para se deslocar a Fátima e assistir às celebrações com o Papa Francisco, uma intenção do Executivo que já foi comunicada aos bispos portugueses e espera aprovação em Conselho de Ministros.

O bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, já havia mostrado interesse em que o Governo avançasse com a tolerância de ponto. “Se o Governo quiser ter um gesto de cortesia, quer para com o Papa, quer para com os peregrinos católicos que aqui vêm, fica bem, acho eu. Mas se não o fizer, os peregrinos não deixam de vir”, afirmou à agência Ecclesia, este mês.

A visita do Papa Francisco a Portugal coincide com as celebrações do centenário das aparições de Nossa Senhora de Fátima aos pastorinhos e o momento irá ficar marcado pela canonização de Jacinta e Francisco. O Sumo Pontífice visita o país nos próximos dias 12 e 13 de maio e vai ser recebido por centenas de milhares de peregrinos nacionais e estrangeiros.

De acordo como o programa divulgado pelo Vaticano, o Papa terá um “encontro privado” com Marcelo Rebelo de Sousa na Base Aérea de Monte Real, no primeiro dia (16h35), e com António Costa, na manhã seguinte (9h10). Depois da reunião com o chefe de Estado português, Francisco segue de helicóptero até ao estádio de Fátima, de onde se dirige, numa viatura, para o santuário.

Para as 18h15 de dia 12 de maio está prevista a primeira oração na Capelinha das Aparições e à noite marcará também presença na célebre Bênção das Velas com uma saudação aos peregrinos. No dia em que se assinala o centenário das Aparições, o Papa visita a Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, almoça com os bispos portugueses na Casa Nossa Senhora do Carmo e despede-se, por volta das 14h45, na base de Monte Real.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.