[weglot_switcher]

Governo vai devolver às empresas parte do aumento das despesas da TSU devido à subida do salário mínimo em 2021

Este mecanismo de devolução visa devolver às empresas o aumento de despesas com a Segurança Social devido à subida do salário mínimo nacional em 2021. Governo avança que será pago a totalidade, ou um valor próximo da totalidade, do aumento de despesas com a TSU.
  • Harry Murphy/Web Summit
9 Dezembro 2020, 14h10

O Governo anunciou hoje que vai realizar um pagamento às empresas para cobrir o aumento das despesas com a Segurança Social devido à subida do salário mínimo nacional (SMN) em 2021.

Assim, a subida das despesas com a Taxa Social Única (TSU) vai ser coberta  pelo Governo através de um único pagamento a realizar no “primeiro trimestre” do próximo ano.

O ministro da Economia avançou que o pagamento deverá cobrir a totalidade ou a quase totalidade do aumento das despesas anuais com esta contribuição.

O objetivo é “tentar o mais rapidamente possível um valor correspondente ao próximo do aumento dos encargos com o salario mínimo num único pagamento”, disse hoje Pedro Siza Vieira.

Perante o “aumento de encargos perante o Estado, designadamente de TSU, poder ser devolvido às empresas. Está em causa o pagamento de um montante fixo as empresas para cobrir este aumento”, explicou o ministro.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.