[weglot_switcher]

Governo vai testar 150 mil professores e outros trabalhadores das escolas entre 5 e 9 de abril

Ministério da Educação informa que a segunda fase do processo de testagem arranca na próxima segunda-feira, coincidindo com o início do 3.º período e a retoma das atividades presenciais dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico.
1 Abril 2021, 17h20

O processo de testagem à Covid-19 na escola pública e privada é retomado na próxima segunda-feira, 5 de abril, coincidindo com o início do 3.º período letivo e a retoma das atividades presenciais dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, informa o Ministério da Educação esta quinta-feira.

A segunda fase de testagem tem a duração de uma semana, terminado a 9 de abril, e serão testados cerca de 150 mil trabalhadores docentes e não docentes, dando  continuidade à implementação da Estratégia Nacional de Testes para SARS-CoV-2.

Segundo o comunicado do Ministério da Educação enviado às redações, será testada a totalidade de pessoal docente e de pessoal não docente dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico (do 5.º ao 9.º ano) dos estabelecimentos de todos os concelhos, todos os docentes e não docentes do Pré-Escolar, 1.º ciclo do ensino básico, bem como todos os trabalhadores de AAAF, AEC e CAF1 dos concelhos com taxa de incidência superior a 120 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.

De acordo com informação prestada pela Direção-Geral da Saúde, todos os docentes e não docentes vacinados deverão ser igualmente testados.

O comunicado da tutela refere ainda que entre a primeira fase de testagem – que se iniciou em janeiro e que prosseguiu nas escolas de acolhimento, apesar do ensino à distância – e a segunda fase – que arrancou no passado dia 15 de março, aquando do regresso à atividade presencial da Educação Pré-Escolar e do 1.º ciclo do ensino básico – foram realizados mais de 150 mil testes de antigénio à Covid-19.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.