Graça Freitas: “Não estão previstas sanções para crianças que não estejam vacinadas”

Ainda durante conferência de imprensa, Graça Freitas sublinhou a “atividade epidémica crescente”. Segundo a diretora geral de Saúde nos últimos dias “451 uma crianças dos cinco aos nove anos adoeceram” com a Covid-19, perfazendo “6320 casos”.

Miguel A. Lopes/Pool/Lusa

A diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, disse que não estão previstas sanções para as crianças que não estejam vacinadas, esta sexta-feira, durante conferência de imprensa do conjunta com o Ministério da Saúde.

“Em Portugal como é conhecida a adesão à vacina tem sido sempre excelente há décadas”, começou por dizer Graça Freitas, considerando que as “pessoas têm confiança na vacinação”.

Relativamente a um possível descriminação das crianças não vacinadas, a representante da DGS frisou que “nunca aconteceu nenhuma atitude discriminatória em relação a quem se vacina ou não vacina”.

Quando confrontada com a realidade atual, de que os não vacinados têm de realizar teste à Covid-19, Graça Freitas destacou que “como sabe as crianças [nas faixas etárias dos cinco aos onze anos] têm dificuldade em ser testadas”. “Neste momento não estão previstas sanções para crianças que não estejam vacinadas”, acrescentou Graça Freitas, recordando que: “Nunca impedimos uma criança não vacinada contra o sarampo de entrar onde quer que seja”.

Ainda durante conferência de imprensa, Graça Freitas sublinhou a “atividade epidémica crescente”. Segundo a diretora geral de Saúde nos últimos dias “451 uma crianças dos cinco aos nove anos adoeceram” com a Covid-19, perfazendo “6320 casos”.

Sobre a Omicron, Graça Freitas frisou que “tudo indica que se transmitirá” rapidamente até “nas crianças” e enalteceu que a DGS ainda aguarda “evidência cientifica mais robusta”. A responsável pela DGS lembrou ainda que atualmente Portugal tem 38 casos e referiu que existem duas situações relacionadas com crianças. “Uma criança e um jovem” com a Covid-19 estão a ser investigados.

Recomendadas

Conferência do Jornal Económico debate os grandes temas de 2023

O auditório principal do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) recebeu na passada sexta-feira, 16 de setembro, a conferência do sexto aniversário do Jornal Económico.

Primeiro-ministro espanhol testou positivo à Covid-19

Sánchez não disse se estava a sentir-se doente ou se iria cancelar outros compromissos na próxima semana.

Portugal registou 18.315 mil casos e 37 mortes de Covid-19 na última semana

A Direção-Geral da Saúde contabilizou mais 2.049 infeções em comparação à semana anterior.
Comentários