Graça Freitas recupera da Covid-19. Diretora-geral da Saúde regressa ao trabalho com “gratidão pela vida”

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, está recuperada da covid-19 e regressa ao trabalho na segunda-feira, cerca de três semanas de ter sido contagiada numa reunião de trabalho, apesar do distanciamento e da máscara.

Graça Freitas, diretora-geral da DGS | Mário Cruz/Lusa

A directora-geral da Saúde, Graça Freitas, já recuperou da covid-19 e vai regressar ao trabalho na segunda-feira, cerca de três semanas após ter sido infectada. O regresso é acompanhado de “uma sensação de gratidão pela vida, por a natureza ter dado este presente”, afirmou em entrevista ao jornal “Sol“.

“Sinto um grande alívio”, afirmou Graça Freitas, destacando que pensava ser “candidata a ter uma forma grave da doença” por ter “antecedentes de doença complicados”. Porém, mostra-se aliviada “por não ter tido nenhuma complicação e não ter infectado ninguém”.

Graça Freitas destaca a “sensação de vulnerabilidade” e o receio que sentiu em contaminar o marido, o que acabou por não acontecer. Além disso, disse não estar ainda totalmente ciente de como foi contagiada, embora acredite que terá contraído o vírus há cerca de três semanas, numa reunião na qual participou com uma colega que estava infectada.

“Estávamos todos com máscara. Uma pessoa estava doente e não sabia”, afirmou, sublinhando que “no conjunto” os participantes na reunião cumpriram as regras sanitárias. “Estávamos a um metro e meio [de distância], talvez”, notou.

“Não sei exactamente como foi, ninguém sabe”, disse, admitindo que “pode não ter havido o arejamento suficiente na sala” onde ocorreu a reunião. “Estive lá meia hora e não saí com a sensação de ter estado em risco (…) É um vírus que circula muito facilmente”, concluiu.

Relacionadas

Covid-19. Marta Temido e Lacerda Sales testam negativo

Também o secretário de Estado da Saúde testou negativo. Os testes foram realizados devido ao contacto com a diretora-geral da Saúde que se encontra infetada.

DGS confirma três casos positivos de Covid-19 na sede

A DGS “informa que foram confirmados três casos positivos de covid-19 na sua sede, até ao momento, ficando dez trabalhadores em isolamento profilático”, dá conta uma nota divulgada durante a noite de hoje às redações.
Recomendadas

Conferência do Jornal Económico debate os grandes temas de 2023

O auditório principal do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) recebeu na passada sexta-feira, 16 de setembro, a conferência do sexto aniversário do Jornal Económico.

Primeiro-ministro espanhol testou positivo à Covid-19

Sánchez não disse se estava a sentir-se doente ou se iria cancelar outros compromissos na próxima semana.

Portugal registou 18.315 mil casos e 37 mortes de Covid-19 na última semana

A Direção-Geral da Saúde contabilizou mais 2.049 infeções em comparação à semana anterior.
Comentários