[weglot_switcher]

“Gram Bem Querer”: literatura portuguesa à distância de um clique

A ambição deste catálogo online é pôr a literatura em língua portuguesa a viajar e dar-lhe mais visibilidade. Mostrar a sua força criativa e atrair leitores de todo o mundo.
  • Maria Velho da Costa ©TNSJ
2 Fevereiro 2022, 17h35

“Gram Bem Querer – Literatura Portuguesa”. Eis o nome do primeiro número do catálogo da literatura portuguesa, agora disponível online, fruto de uma parceria entre as áreas governativas da Cultura, através da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), e dos Negócios Estrangeiros, através do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, em conjunto com a Imprensa Nacional.

Nele se sublinha que o mesmo tem um duplo objetivo: “mostrar o dinamismo da literatura portuguesa e resgatar do esquecimento alguns autores e obras que, pela sua força criativa, merecem um novo olhar”.

Este catálogo pretende ser um instrumento que aproxime os autores e as suas obras dos seus potenciais leitores, i.e. do público em geral, tanto em Portugal como no estrangeiro, mas principalmente de especialistas e investigadores ou de tradutores e editores. Daí que os excertos das obras escolhidas tenham sido traduzidos para inglês, na medida em que o catálogo pretende ser uma ferramenta complementar às linhas de apoio à tradução e edição, há muitos anos promovidas pela DGLAB e pelo instituto Camões.

Neste primeiro número, encontram-se reunidos textos de autores da literatura portuguesa do século XX, designadamente de José Cardoso Pires, Vitorino Nemésio ou Maria Velho da Costa, bem como de autores mais recentes como Bruno Vieira Amaral, Djaimilia Pereira de Almeida, Isabela Figueiredo e Luis Quintais.

Refira-se a título de curiosidade que os versos que dão nome a este catálogo – “Gram Bem Querer” – remetem para os primórdios da literatura portuguesa e, em particular, para a figura de D. Dinis. Foi por sua iniciativa que a Chancelaria adotou o galaico-português enquanto língua oficial, um marco fundamental na história da língua portuguesa, a qual viajou posteriormente por todo o mundo.

Todos os caminhos estão agora à distância de um clique, até porque este é apenas o primeiro número. Há ainda muita literatura para descobrir. Fique atento à iniciativa e vá consultando esta enorme e promissora aventura que é o “Gram Bem Querer”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.