[weglot_switcher]

Grammys 2022: Jon Batiste, Olivia Rodrigo e Silk Sonic triunfam nos Grammys

Jon Batiste, Olivia Rodrigo e a dupla Silk Sonic conquistaram os prémios mais cobiçados da indústria da música na 64ª edição dos Grammy, que foram entregues ontem em Las Vegas. Jon Batiste foi o mais premiado, arrecadando cinco estatuetas, incluindo a de Álbum do Ano para “We Are”. A cerimónia incluiu um tributo ao baterista dos Foo Fighters, Taylor Hawkins, que morreu a 25 de março.
  • Jon Batiste
4 Abril 2022, 17h10

Jon Batiste, Olivia Rodrigo e os Silk Sonic conquistaram os prémios mais cobiçados da indústria da música na 64.ª edição dos Grammy, que foram entregues na noite passada no MGM Grand, em Las Vegas.

Jon Batiste entrou na cerimónia dos prémios da Academia de Artes e Ciências de Gravação como o artista mais nomeado do ano e saiu como o mais premiado, arrecadando cinco estatuetas, incluindo a de “Álbum do Ano”, com “We Are”.

A dupla Silk Sonic, composta por Bruno Mars e Anderson .Paak, venceu os Grammys de “Canção do Ano” e “Gravação do Ano” com “Leave the Door Open”, o que Anderson caracterizou como “uma limpeza”.

Já Olivia Rodrigo foi consagrada como “Revelação do Ano” e levou ainda para casa os Grammys de “Melhor Álbum Pop” com “Sour” e “Melhor Performance Pop” a solo com “Drivers License”.

“Há um bocado tão grande do nosso maior recurso natural que é desperdiçado porque tentamos ser outra pessoa. O nosso maior recurso natural é a alma humana”, disse Jon Batiste quando soube da vitória.

O artista, que tinha sido nomeado em onze categorias, sublinhou a importância da arte e da criatividade e disse que a música, tal como a caracterização de alguém ser o melhor da indústria, é subjetiva. “Espero que isto ressoe com a audiência nessa frequência e traga mais grandeza”, considerou

“Não faço isto pelos prémios, não estava preparado quando ganhei”, acrescentou.

Batiste, um dos artistas a atuar na cerimónia, recebeu o Grammy de “Álbum do Ano” das mãos de Lenny Kravitz, que tratou por uncle Lenny.

Também Bruno Mars e Anderson .Paak tocaram no palco da Garden Arena antes de serem consagrados com dois dos mais importantes prémios da noite, tendo aberto a cerimónia com a performance de “777”.

“Estamos mesmo a tentar manter-nos humildes. Na indústria, isto é o que se chama uma limpeza”, brincou Anderson .Paak.

Na categoria de “Rock”, os Foo Fighters estiveram em destaque ao vencer três Grammys: “Melhor Performance Rock” com “Making a Fire”, “Melhor Canção Rock” com “Waiting on a War” e “Melhor Álbum Rock” com “Medicine at Midnight”.

A cerimónia teve um momento de tributo ao baterista dos Foo Fighters, Taylor Hawkins, que morreu a 25 de março, quando foi tocada a música “There Goes My Hero”.

A cantora Billie Eilish também homenageou o músico, envergando uma t-shirt com a sua fotografia, durante a performance de “Happier Than Ever” no palco da Garden Arena.

Eilish estava nomeada para sete Grammys, mas saiu do MGM Grand sem nenhum, depois de ter vencido vários prémios nas edições de 2020 e 2021.

Mensagem de Volodymyr Zelensky

Uma mensagem pré-gravada do presidente ucraniano foi transmitida durante a cerimónia dos Grammy: “Preencham o silêncio com a vossa música”: foi o pedido de Zelensky.

“Os nossos músicos usam coletes à prova de bala em vez de fatos de gala”, afirmou em inglês o chefe de Estado ucraniano, num vídeo pré-gravado. “Na nossa terra, estamos a lutar contra a Rússia, que traz um horrível silêncio com as suas bombas. O silêncio da morte. O silêncio arruína cidades e mata pessoas. As nossas crianças desenham rockets e não estrelas cadentes. Mais de 400 crianças ficaram feridas e 153 morreram. E nunca as veremos a desenhar. Os pais estão contentes por acordarem de manhã, em abrigos antiaéreos, mas vivos”, disse.

Zelensky foi amplamente aplaudido pela audiência na Garden Arena. A intervenção do líder ucraniano, que durou cerca de um minuto, aconteceu depois de rumores de que falaria nos Óscares, a 27 de março, o que acabou por não acontecer.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pediu esta madrugada que as pessoas apoiem a resistência ucraniana e “digam a verdade” sobre a invasão russa, durante uma intervenção emotiva na cerimónia dos prémios de música Grammy.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.