Grécia adia para amanhã pedido de prolongamento

O Governo grego vai apresentar amanhã, quinta-feira, o pedido de prolongamento do “crédito” aos parceiros europeus, um pedido que chegou a estar previsto para hoje, segundo fontes do governo grego citadas pelas agências internacionais. O pedido foi adiado por “razões de tempo”, disseram as fontes à agência Efe. O porta-voz do Governo de Atenas, Gavriil […]

O Governo grego vai apresentar amanhã, quinta-feira, o pedido de prolongamento do “crédito” aos parceiros europeus, um pedido que chegou a estar previsto para hoje, segundo fontes do governo grego citadas pelas agências internacionais.

O pedido foi adiado por “razões de tempo”, disseram as fontes à agência Efe.

O porta-voz do Governo de Atenas, Gavriil Sakelaridis, tinha indicado de manhã que o pedido seria formalizado ainda hoje e que a Grécia pediria um prolongamento do “crédito”, mas não do programa vinculado ao mesmo e que teria como ponto de partida um texto apresentado pelo comissário europeu dos Assuntos Económicos, Pierre Moscovici.

O ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, assinalou em entrevista à televisão pública alemã que a extensão do crédito “obviamente” que estaria ligada a “três ou quatro condições”, mas não deu detalhes sobre os possíveis requisitos.

A proposta de Moscovici, que Varoufakis disse estar preparado para assinar na segunda-feira, acabou por ser afastada pelo Eurogrupo.

Segundo a referida agência, o texto falava da possibilidade de se prolongar o “empréstimo” por quatro meses, em vez de exigir o prolongamento do “programa” como previa a proposta apresentada pelo presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, documento que foi rejeitado pela Grécia.

O presidente do Eurogrupo, que anunciou que a Grécia teria até sexta-feira para pedir um prolongamento do atual programa de resgate, deverá agora decidir se a proposta de Atenas é a base suficiente para a convocação de uma nova reunião dos ministros das Finanças da zona euro.

 

OJE/Lusa

Recomendadas

Angola. Banco Nacional baixa taxa de juro básica, de 18% para 17%

O Banco Nacional de Angola voltou a reduzir a taxa de básica de juro (taxa BNA) em 1 ponto percentual, de 18% para 17%, decisão fundamentada com “a avaliação do comportamento dos preços”, segundo o governador do regulador angolano.

Primeiro-ministro do Iraque em visita à Turquia

A Turquia continua a fazer todos os possíveis para ser um país incontornável na região. Com as placas tectónicas do xiismo e do sunismo em forte movimentação, Ancara não quer perder nada do seu prestígio internacional.

Moscovo: Putin e Xi Jinping debateram o plano chinês para a paz na Ucrânia

O encontro entre os dois líderes demorou cerca de quatro horas e meia, mas os intervenientes foram parcos em informações sobre a matéria. Entretanto, em Washington, o governo norte-americano queixa-se do ‘branqueamento’ que a visita de Estado representa.